COFRAG VIRTUAL

Francisco de Paula Melo Aguiar

Diante da crise provocada pela pandemia do Coronavírus¹ [COVID-19], a humanidade em todos os recantos do mundo tem que se reinventar para preservar o bem e/ou patrimônio maior das pessoas – a vida. E no Brasil, na Paraíba e em Santa Rita, não foi diferente. Diante de disso, nossa Escola antecipou as férias escolares durante o período de 01 a 30 de abril de 2020, para os nossos alunos, professores e demais empregados.

Por outro lado, vem a prorrogação do Governo via decretos que proíbem o reinicio das atividades presenciais, dentre as quais aulas nas escolas de todos os níveis de ensino no Brasil para evitar aglomerações e a propagação do COVID-19, e até porque nossa cidade/município de Santa Rita está em 2º (segundo) lugar dentre os 223 municípios/cidades da Paraíba em mortes por causa da referida pandemia, esse monstro invisível.

Assim sendo, o calendário letivo de 2020 do COFRAG para cumprimento da carga horária das 800 horas determinadas pelo Governo/MEC, via a legislação em vigor, será cumprida integralmente. De tal forma que nenhum dos nossos alunos serão prejudicados em seus estudos, temos compromisso contratual e ético, iremos cumprir integralmente todas as atividades planejadas.

O COFRAG elaborou o calendário especial para oferecer aulas online [EAD], via plataforma virtual dentro dos padrões de controle e qualidade.

Nos próximos momentos cada aluno estará sendo chamado individualmente para ser cadastrado e receber a senha de acesso para fazer o login à plataforma do COFRAG virtual [cuidado com a diferença existente entre digital, virtual e remoto²] e ter suas aulas em cada componente curricular, um de cada vez, sistematicamente, segundo calendário/plano de estudos.

Então, chegou a hora de dar reinicio do calendário escolar/2020 com o uso do novo, gradativamente, porque as férias acabaram e a pandemia não. É questão de vida e morte, preventivamente decretada pelos governos: federal, estadual e municipal, porque a COVID-19 não escolhe: raça, classe social, ideologias e religiosidades, é um inimigo oculto e que tem provocado óbitos nos quatro cantos da Terra e na nossa cidade não é diferente, pois, acreditamos que “os sonhos ruins se dissolvem como o nevoeiro que desaparece com a luz e o calor do sol matinal” [PRATHER, 2014, p.86]3.

Não é por acaso que na vivência do Reino de Deus, sempre poderemos encontrar desafios, os mais diversos possíveis que nos impedem assim de vê-los, é justamente o que atualmente acontece entre nós humanos.

A Família COFRAG é cristã e não deve abraçar o desespero como solução para combater o cenário mundial, nacional, estadual e municipal, provocado pela pandemia COVID-19. Disso não temos dúvidas, uma vez que com compromisso e dedicação daremos continuidade aos estudos programados, segundo os conteúdos didáticos e pedagógicos de cada disciplina, série e curso.

Cada aluno será orientado gradualmente como ser atendido com as aulas online durante o período em que durar sua disponibilidade e acesso segundo o calendário especialmente elaborado que será entregue aos pais e alunos, com a formação de turmas/níveis de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Esse é o nosso objetivo central: atender a todos os alunos envolvidos no processo ensino-aprendizagem online assim como no sistema presencial antes oferecido.

O COFRAG agradece pela atenção de todos e acreditem em nossa orientação no tocante à condução dos trabalhos didáticos e pedagógicos de nossa equipe nos próximos dias do corrente ano letivo.

Deus é maior, acreditem!

...............................................

¹ Cf.: OMS/OPAS – Brasil.: Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível in.:< https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875> e in.: <https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/07/DATACRACIA-12-07-19.mp3 >. Acesso em.: 04.Jun.2020.

² Cf.: Jornal da USP. In.: <https://jornal.usp.br/atualidades/digital-virtual-e-remoto-nao-sao-sinonimos/ >. Acesso em.: 04.Jun.2020.

3 Cf.:PATHER, Hugh. Não leve a vida a sério. [Tradução de Beatriz Sidou]. Rio de Janeiro:Sextante, 2014.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 04/06/2020
Reeditado em 04/06/2020
Código do texto: T6967797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.