ATLÂNTIDA - MISTÉRIO SURPREENDENTE

ATLÂNTIDA - MISTÉRIO SURPREENDENTE

Além das pirâmides egípcias, nenhuma outra maravilha da Humanidade foi tão admirada, pesquisada, procurada e estudada quanto a famosa região, cidade ou ilha denominada ATLÁN, Atlantis, Atlântida. Como nas demais cidades submersas, encontradas vez ou outra nos mares e oceanos, acredita-se que ela não afundou, foi submersa com o derretimento das geleiras por volta dos 10, 11 mil anos AC... esse teria sido o "dilúvio" de Noé, porém o Mundo sofreria outra enchente ainda maior, entre os 41 e 35 mil anos AC, que fez os oceanos subirem de 90 a 180 metros, destruindo florestas no Saara e no nosso Nordeste, entre outros locais, Amazônia inclusive.

A Atlântida se insere nas lendas, continuamos sem certezas reais de sua existência e diversos países "disputam" a primazia de tê-la tido em seus domínios. As chances apontam para um local próximo do Estreito de Gibraltar, as famosas "colunas de Hércules" e a tal ilha imensa serviu de ponto de ligação entre a Europa e as 3 Américas. Maias e incas se diziam "filhos de Atlán", um faraó mandou equipe procurar (por 5 anos) vestígios dessa mesma Civilização, da qual os egípcios descendiam: homens brancos de longo cérebro e barba, com recursos técnicos, conhecimentos amplos e inteligência privilegiada. Os monólitos da Ilha da Páscoa os homenageiam, toltecas e astecas lhes construíram monumentos e lhes dedicaram sacrifícios humanos. Um dia voltariam... "das águas", de Atlán, Atlantis, Atlântida.

O "oitavo Continente" nas palavras do filósofo grego Platão -- que o descreveu em detalhes -- pode ser apenas lenda, mito e o conhecimento dele mera invenção do pensador, algo parecido ao que sucederia a Marco Polo que, dizem, nunca pisou na China e relatou o que ouviu falar, lhe contaram marujos orientais. O livro de Charles Berlitz "Atlântida - o Oitavo Continente" (edit. Círculo do Livro, 1984) explora todas as possibilidades e esgota o assunto, deixando-nos mais dúvidas do que certezas e exibindo enorme quantidade de cidades submersas já encontradas. Onde estará a Atlântida ?!

"A lenda ou mística da Atlântida tem sido aceita ou negada durante séculos. (...) o reconhecimento de uma Atlântida histórica acarretaria maciça e onerosa reavaliação da História, hoje cuidadosamente classificada numa série de compartimentos". (pag. 15) De acordo com Platão, "a ilha era maior que a Líbia e a Ásia juntas" (pag. 17) e "relatou seus conhecimentos da Atlântida em dois diálogos, o "Timeu" e o "Crítias" (...) e "creditou as informações que nos transmite às colhidas por Sólon, o legislador ateniense, durante uma viagem que este fez ao Egito, (...) que as soubera de sacerdotes egípcios em Saís, Estes haviam traduzido para o grego e comentado antigos hieróglifos inscritos nas colunas do templo". (pags. 29-30)

"Ora, na ilha de Atlântida existia um grande e extraordinário império que dominava toda a ilha e também várias outras, bem como parte do continente (...). Teriam invadido a costa da Espanha e da França, chegaram à Grécia e à África, no Egito relatam pilhagens efetuados por misteriosos "povos do mar"; lendas irlandesas mencionam invasões de um povo igualmente misterioso chamado "ferborgs". (...) Pouco depois, porém, ocorreram violentos terremotos e enchentes e no espaço de um dia e uma noite de chuva todos os seus guerreiros desapareceram dentro da terra, bem como a ilha de Atlântida, que afundou no mar". (pag. 33)

Entre os gregos há o conceito de que -- a cada 10 mil anos -- o Mundo sofre tragédia semelhante e, se a Segunda Guerra não foi uma delas, estamos bem perto da próxima, "prevista segundo a Bíblia" (escrita por homens e não por Deus) para o ano 2000. O aquecimento global, provocado pela destruição de florestas, aquece o centro da Terra "despertando" vulcões e derretendo geleiras. O fim é esse, igual ao da lendária ilha, do "continente perdido", daquele "Mundo esquecido" que continua vivo no inconsciente da Humanidade inteira. Paraíso de felicidade e fartura, de fontes de águas termais, de frutas e florestas em abundância e clima temperado, até que...

"NATO" AZEVEDO (em 6-7/out. 2021, 5hs)