Evolução Tecnológica

O Marechal Cândido Rondon, pioneiro na construção de linhas telegráficas na região amazônica, já estava se preparando para inaugurar mais uma estação, quando recebeu a seguinte mensagem: "SUSPENDA A INAUGURAÇÃO. NÃO PRECISAMOS MAIS DA TELEGRAFIA. SURGIU A RADIOTELEGRAFIA".

Ou seja, não mais pelo fio e sim pelo rádio, através de ondas hertzianas.

Assim, quando em 1962, comecei a exercer minha profissão de RADIOTELEGRAFIA, achava que estava num avanço tecnológico, muito em voga na Aeronáutica, na Marinha, no Exército, nos Jornais e empresas de grande porte. 10 anos depois, quando vi chegar o telex e o fax, olhei para aquelas máquinas e imaginei: "vão tomar meu emprego". Felizmente, adepto às mudanças, me preparei para ali deixar as minhas chuteiras e procurar outro campo para jogar.

Aposentado, não deixei de acompanhar a evolução tecnológica no Brasil e no mundo.

Admirador do avanço da China, que antes só sabia plantar arroz, hoje emparelha ou supera Japão e Estados Unidos, em algumas áreas.

A Rússia não fica atrás.

Recentemente, vi como lá funciona o metrô. Você não precisa ir à bilheteria comprar o tíquete. Pelo reconhecimento fácil a câmara libera a catraca para você, desde que antes tenha feito seu cadastro, indicando ou cartão ou conta onde deve ser debitado o valor do tíquete, bem como sua foto para a câmara indeticatificá-lo.

É ou não é um avanço tecnológico?

É o já conhecido "face pay", o pagamento pelo reconhecimento facial.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/11/2021
Reeditado em 12/11/2021
Código do texto: T7383905
Classificação de conteúdo: seguro