SERÁ QUE A TELAS DE ENERGIA FOTOVOLTÁICA SUPORTAM PEDRAS DE GRANIZO???

AS TELAS DE CAPTAÇÃO DE LUZ SOLAR AGUENTAM PEDRAS DE GRANIZO????

O aumento do custo de produção da energia elétrica no país em função da irregularidade nos índices pluviométricos, com o consequente repasse desses custos à população, além da necessidade de diversificação na matriz energética brasileira e da busca por soluções sustentáveis têm feito com que muitas casas e empresas optem pela instalação de sistemas fotovoltaicos. Embora a opção por esse sistema de energia limpa implique em um investimento inicial, o rápido e generoso retorno sobre o investimento inicial certamente justifica a adesão.

Entretanto, um questionamento muito comum por parte de quem se interessa em adotar essa fonte de energia infinita e não agressora à natureza diz respeito à resistência das placas solares. É mesmo verdade que elas aguentam vendavais e chuva de granizo? Pois hoje você descobrirá a resposta para essa questão e entenderá direitinho qual é o caminho para começar a ter uma atitude responsável e, de quebra, reduzir imensamente seus gastos mensais com conta de luz! Pronto? Então confira:

Garantia de resistência a impactos mecânicos

O grau de resistência das placas solares disponíveis no mercado, nos dias de hoje, depende diretamente da qualidade do produto adquirido. Existem, como em todos os segmentos, materiais de baixa qualidade — normalmente comercializados por empresas não certificadas por órgãos oficiais, que cobram abaixo do preço de mercado sem, no entanto, oferecer qualquer garantia de durabilidade. Por outro lado, quem é atento e recorre a empresas especialistas em soluções de geração de energia limpa não se arrepende.

Existem no setor, atualmente, placas equipadas com embalagem estratificada, de vidro ou acrílico, que encapam os painéis de células fotovoltaicas de silício — material semicondutor e que capta a luz do sol para iniciar o processo de geração de energia. Essa composição é suficiente para proteger a placa, embora seja possível ampliar ainda mais o nível de proteção com alguns cuidados com a superfície dos painéis — como cobri-la com um tecido denso durante as chuvas, por exemplo. Vale ressaltar que essa é uma dica de proteção extra para os mais precavidos, mas que não é essencial para a manutenção da integridade do equipamento.

Capacidade para enfrentar chuvas de granizo

A superfície protetora das placas modernas, projetadas de acordo com normas internacionais, são capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 50 mph. Entretanto, vale lembrar que a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de, no máximo, 20 mph. Então o sistema está mais que duplamente garantido!

Além disso, o material externo que envolve a protege a placa é projetado e combinado quimicamente para suportar impactos mecânicos de diversas modalidades, não somente chuva de granizo, sem danificar as células receptoras. O nível de resistência das placas solares é, dessa forma, altíssimo, o que explica sua longa durabilidade — que pode chegar a até 40 anos — e sua baixa necessidade de manutenção.

Como se não bastasse, os painéis de alta qualidade disponíveis no mercado são, sempre que possível, posicionados em sua instalação de modo que seu nível de inclinação reduza sensivelmente o campo de alcance das pedras de granizo. Viu só como a resistência vai desde a fabricação à implementação? Assim praticamente não há como errar!

Agora que você acabou de ser convencido sobre a resistência das placas de energia solar, uma vez que contra fatos simplesmente não há argumentos, aqui vai uma última dica: escolha uma empresa consagrada no mercado para não brincar com sua energia, ok? Pesquise e opte por quem ofereça serviços completos e personalizados em energia limpa, indo desde o planejamento do projeto, passando pela execução e chagando à manutenção da tecnologia.

Pronto para conciliar responsabilidade ambiental e economia de recursos? Então ajude a mudar o planeta a partir da mudança de seu próprio mundo! Ficou ainda alguma dúvida? Comente e a divida conosco!

Nota do divulgador:- Toda a precaução é importante, pois chuvas de granizo nem sempre cumprem tais leis quando ao tamanho e podemos ter bem maiores que os previstos que podem danificar totalmente tais celulas de captação de energia solar!!! Prevenção e caldo de galinha não faz mal a ninguém!!!

Todos esses riscos e tais custos beneficios devem ser computados para sua escolha se vale a pena ou não instalar tal energia fotovoltaica!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 24/11/2021
Reeditado em 24/11/2021
Código do texto: T7392604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.