Comentário do Filme “A Batalha dos Três Reinos”

Este filme, de direção de John Woo é uma obra épica que mostra muitas estratégias militares no ano de 208 A.C. no final da Dinastia Han, influenciado pelo livro “A Arte da Guerra” de Sun-Tzu. Os povos do sul da China, liderados por Liu Bei são povos que não aceitaram o regime de Cao Cao, primeiro ministro do imperador Xian, que depois de uma vitória militar convence o seu imperador a autorizar outra guerra contra os povos do sul. O exercito de Cao Cao é mais numeroso. Para Liu Bei, o sentido da guerra é defender os civis.

Logo no inicio o exercito de Cao Cao vai a caminho do sul. Kongming, estrategista de Liu Bei diz que eles chegarão em 2 horas, mas os civis do sul precisam de 4 horas para retirarem-se. Então o estrategista ordena para o exercito de Liu Bei usar o reflexo da luz contra os inimigos. Com isso, percebe-se como o serviço de inteligência está presente desde a antiguidade, e sua importância. Kongming, percebendo a fragilidade sugere uma aliança com Sun Quan, apresentando um plano, afim de juntos, derrotarem Cao Cao e protegerem o seu povo. Assim, pensa num plano para enviar Sun Shangxiang para se infiltrar no acampamento de Cao em uma missão de espionagem. Ela, secretamente penetra no acampamento e observa detalhes. Nesta situação podemos dizer que foi uma busca de dados para a produção de conhecimento. Sun Shangxiang apresenta um mapa do acampamento de Cao Cao e sua formação. Assim, decidem atacar a marinha de Cao com fogo, aproveitando de uma condição climatica favoravel. Foram oportunistas.

Nesta estratégia algo que se destaca é quando as forças de Liu Bei, que aparentemente tinham deixado a aliança, começam a atacar os fortes de Cao por terra, destruindo a marinha de Cao Cao. Outra estrategia engenhosa de Kongming, deixa o inimigo atirar flexas nas 20 embarcações cobertas de palhas, conseguindo assim mais de 100. 000. Uma estratégia formidável. Observando os conceitos básicos do serviço de inteligencia, podemos dizer que foi uma contra-inteligência bem empregada.

Enfim, para finalizar podemos concluir o quão importante é o serviço de inteligência, principalmente numa guerra. Não basta somente um grande número de soldados, nao basta as ambições. Nao basta. É preciso conhecer a si mesmo e ao inimigo, é preciso traçar estrategias precisas para surpreender sempre.