Manual de más maneiras (publicado originalmente em 21/10/2017)

O apresentador e comediante Danilo Gentili está sempre às voltas com polêmicas por suas opiniões e atitudes em relação a determinados assuntos. Já foi chamado de reacionário, ultraconservador, além de desbocado e homofóbico. A esquerda o abomina. A direita faz ressalvas quanto ao seu modo nada tímido de lidar com determinados temas.

Em relação a isso, ele lançou um tempo atrás o livro ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’. O conteúdo se destaca por chutar longe o chamado ‘politicamente correto’ e dá instruções reais de como colar nas provas, copiar conteúdos da internet para realizar as pesquisas e fazer bulling com os colegas mais deslocados, por exemplo.

Deste projeto veio o filme de mesmo nome, lançado nesta semana. O grande triunfo, pode-se dizer, é o elenco. Gentili conseguiu trazer ao set o ator Carlos Villagran, o Quico do seriado Chaves, em sua primeira incursão na sétima arte no Brasil.

Mas também estão no cast os cantores Rogério Skylab e Moacyr Franco, a atriz Joana Fomm, que outro dia pedia emprego numa rede social, Raul Gazolla e Fábio Porchat. Gentili, é claro, também. É o grande guru de dois pirralhos, Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel), que desejam mudar a forma do comportamento da escola, por falta de

motivação.

No caso de Pedro, a tarefa é tirar a nota máxima e não ser reprovado. Os destaques são as participações de Villagran e Franco. O primeiro dá vida ao diretor Ademar Melquior (fãs de Chaves sabem a história por trás do sobrenome), cujo lema é: ‘A escola transforma os alunos, e os alunos podem transformar o mundo’.

O segundo é o funcionário desleixado e boca suja, desgastado pelo tempo e a insatisfação. ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’ é um escracho dilacerante do início ao fim. Gentili maneja bem temas e quesitos raramente tocados em roteiros. E libera a alienação da

jaula. Mostra menores de idade em situações ‘proibidas’, em volta com bebidas alcoólicas, cigarros e charutos e mulheres.

Pedro e o seu amigo Bernardo querem ser Gentili, um fanfarrão que leva a vida na flauta depois de ganhar bastante dinheiro na Telesena. O resultado é um emaranhado de piadas de duplo ou triplo sentido, sequências de gosto duvidoso, envolvendo vômitos, outras tosquices, e risadas forçadas e a sensação de nostalgia no ar.

Duração: 106 minutos. Cotação: regular.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 24/10/2017
Código do texto: T6151497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.