Às armas! (publicado originalmente em 7/4/2018)

É engraçado observar as andanças de alguns atores premiados com o Oscar. Geralmente, e isso não é regra, eles tendem a cair em desgraça e atuar em produções de qualidade discutível.

Enumerar casos aqui é perda de tempo. Quero me concentrar em Helen Mirren. ‘A Maldição da Casa Winchester’, em cartaz desde o início de março, poderia ter dado muito certo. Filmar a biografia de Sarah, a herdeira do império de armas que ficou maluca porque afirmava ser perseguida pelos espíritos que tombaram por conta dos rifles Winchester, poderia ter rendido um bom filme. Poderia.

O risco de a obra cair no lugar-comum dos sustos infantis mesclados com trilhas exageradas era gigantesco. E os produtores, ao lado dos irmãos alemães diretores Peter e Michael Spierig sucumbiram à tentação. A trama ficou já confusa no seu primeiro terço, culpa do script redigido a seis mãos –Tom Vaughan e os Spierig.

A presença do médico Eric (Jason Clarke, de ‘Evereste’ –2015), também com um trauma da esposa que morreu, fez a película cair no limbo dos filmes ruins de terror definitivamente. A presença de Helen – ganhadora do Oscar em 2006 por ‘A Rainha’ – tinha tudo para alavancar bem ‘A Maldição da Casa Winchester’.

Porém, a atuação que rela na caricatura ao invés de se concentrar no enredo macabro é a chave para levar o longa à beira da ruína. E é evidente que o teor da discussão acerca da aceitação ou não do porte de armas nos EUA, com esses atentados ocorrendo a torto e a direito, é o objetivo do filme, ainda que pelos caminhos indiretos...

A história mostra Sarah, viúva do magnata da indústria armamentista. Ela se vê atormentada por fantasmas daqueles que morreram pelas criações de sua família. Mas a diretoria da Winchester crê que Sarah está em choque pela perda da filha pequena e o marido, e suborna

Eric a investigá-la e aplicar falso diagnóstico e tirá-la do comando.

O médico é convidado a passar alguns dias na mansão, residência da viúva. A casa está em constante expansão e aparentemente assombrada, ameaçando a vida do médico. Duração: 96 minutos. Cotação: ruim.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 23/04/2018
Código do texto: T6316548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.