Grande Plummer (publicado originalmente em 9/6/2018)

A maioria dos atores talentosos aprimora pouco ou quase nada de suas qualidades em cena. O tempo passa e a cada novo trabalho esses profissionais parecem lidar com as câmeras, os diretores, ou até o figurino, com a leveza de uma batuta do maestro.

Tanto faz o palco, a plateia, o script, eles, os atores veteranos, estão lá, com o papel a flor da pele, sem canastrices, beligerâncias. Porém, é preciso saber escolher o personagem certeiro, e mirar esse alvo pode ser uma cilada sem fim.

Um exemplo de porte alto, cuja sobriedade, elegância fazem o público considerar querer assisti-lo, é Christopher Plummer. Aos 88 anos, tem no currículo obras do calibre de ‘A Noviça Rebelde’, ‘A Queda do Império Romano’ (ambos de 1964), ‘O Informante’ (1999) etc. Participou de alguns épicos de médio vulto.

Em 2017, o filme ‘Todo o Dinheiro do Mundo’ arrastou Plummer a um papel singular, que existiu na vida real: o empresário J.Paul Getty (1892-1976). Magnata do petróleo, colecionador de obras de arte, foi um dos primeiros no mundo a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares de patrimônio. ‘Todo o Dinheiro do Mundo’ reconstitui de maneira convincente o sequestro do neto de Getty, John Paul (1956-2011), nos anos 1970.

Ele ficou 5 meses em cativeiro. A mãe pediu ajuda ao patriarca bilionário, que se recusou a pagar. ‘Tenho 14 netos. Se pagar pra um, terei de fazer a todos’, chegou a dizer na época. Todavia, a situação se alterou quando os bandidos enviaram a mecha de cabelo do adolescente, acompanhado de um pedaço da orelha. Foram pagos 3 milhões de dólares e o menino foi libertado no fim de 1973.

A fita tem a direção do grande Ridley Scott e o elenco conta com nomes como a Michelle Williams e o Mark Wahlberg. E Plummer, que dá um verdadeiro show. Não à toa, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante. O longa-metragem ficou sob holofote também pela dispensa do ator Kevin Spacey, acusado de abusos sexuais. Foram adicionados 10 milhões de dólares ao orçamento da película para a inclusão de Plummer em seu lugar.

400 trechos tiveram de ser refeitos. Tudo ocorreu em 9 dias no Reino Unido e Itália. Determinadas sequências até tiveram de ser filmadas integralmente, e Michelle e Wahlberg tiveram de voltar aos sets. O resultado foi satisfatório e a atuação de Plummer merece os nossos aplausos. Duração: 132 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 11/06/2018
Código do texto: T6361092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.