Olavo: O documentário (publicado originalmente em 7/7/2018)

Olavo de Carvalho, filósofo, professor, escritor e astrólogo, é uma das figuras mais controversas do país. Sua fama se estendeu na mesma medida da internet e das redes sociais, e os e as ‘olavetes’, fãs e seguidores da figura, das ideias e o modo de vida dele, o defendem com galhardia.

Aos quase 71 anos, Olavo mora há mais de 10 em Richmond, no Estado da Virgínia, Estados Unidos. Ano passado, a sua trajetória, os pensamentos, foram levados às telonas. ‘Jardim das Aflições’ (2017) teve financiamento coletivo em 100% da produção.

Ao todo, quase três mil pessoas doaram quantias de valores variados (os nomes aparecem no fim, nos créditos). Total arrecadado: R$ 320 mil. É claro que teve polêmica. Muitos boicotaram. Outros veneraram. No Festival Cine PE, o filme foi premiado em três categorias: montagem, júri popular e filme.

O título foi retirado de um de seus livros. Dirigido por Josias Teófilo, trata-se de um bom trabalho. A equipe da Lavra Produções viajou até os EUA e acompanhou alguns dias do cotidiano do autor de ‘O Imbecil Coletivo’.

O script se preocupa em exibir os principais temas de estudo de Carvalho, enquanto resgatam entrevistas de arquivo, como uma dada a Pedro Bial num programa da Globo News, no fim da década de 1990. A fixação com a diminuição do Estado, os ideais católicos fervorosos, a relação com a segunda esposa, filhos e netos, enfim, o cotidiano de um senhor comum, aparentemente, que leva uma vida cercada de livros, e de vez em quando pratica tiros com a sua espingarda.

Claro, ele é um defensor ferrenho do porte de armas e possui uma. Você vai achar as cópias do documentário de maneira pirata ou em plataformas de aluguel. Youtube, só o trailer. É um trabalho satisfatório.

Duração: 81 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 20/07/2018
Código do texto: T6395038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.