Os dinossauros (publicado originalmente em 28/7/2018)

Esse ‘Jurassic Park’ em cartaz desde a semana passada com o nome ‘Jurassic World: Reino Ameaçado’ nada mais é do que outro filme sem sal da franquia dos dinossauros modernos. Nem sei e nem desejo saber quantos são.

Esse, em especial, tem tanta emoção e aventura como os desenhos da Luluzinha. O material gráfico, os efeitos especiais e o roteiro são mais batidos do que os desfechos do Scooby Doo. E não se chateie com estas comparações, pois o longa, dirigido pelo catalão J. A. Bayona (‘O Impossível’ – 2012) é cheio de clichês e mostra que a cinessérie, originária de 1993, montada por Steven Spielberg enquanto ele terminava de editar ‘A Lista de Schindler’, tem de estar com os seus dias

contados.

São 2 os protagonistas– o ex-casal Owen (Chris Pratt, de ‘A Hora Mais Escura’ – 2012) e Claire (Bryce Dallas Howard, de ‘Histórias Cruzadas’ – 2011). Eles têm a missão de impedir que um grupo ganancioso faça dos bichos peças de venda de leilões que prometem arrecadar bilhões de

dólares, seja por empresários que os compram para dar como ‘mascote’ a filhos ou netos, ou a gângsteres que querem os animais para elaborar verdadeiros esquadrões de guerra.

Porém, trata-se de requentar algo insosso e pobre. Bayona transforma o antigo Parque dos Dinossauros numa fita de terror mesclada a lances falsamente dotados de heroísmo. Se existe algo de bom aí são as presenças de dois atores veteranos – apenas isso: James Cromwell, Geraldine Chaplin (sim, uma das filhas do ‘Carlitos’).

A reviravolta exibida no fim da trama desata um pequeno nó que o espectador suspeita desde o início (sem spoilers), novamente desprovida de reações exacerbadas e contundentes. Sabemos que haverá sequência (prevista para 2019 mesmo – o descanso dos tiranossauros vai ao ralo). E daí? Não mexerá em meu pulso. Duração: 130 minutos. Cotação: regular.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 23/07/2018
Código do texto: T6397610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.