Está tudo ali (publicado originalmente em 29/9/2018)

Há quase 20 anos, eu cursava Jornalismo em Mogi das Cruzes e um professor chegou na sala com uma fita VHS. Creio que explicou algo antes, explanou acerca de 'Muito Além do Cidadão Kane' (1993), sob a produção da BBC de Londres.

Disse que o filme estava 'proibido' no Brasil. Imediatamente, chamou a atenção dos alunos. Se é proibido, deve ter conteúdo bombástico. Lá fomos, pobres estudantes então, ver a tal produção. De fato, para quem assistiu, o documentário abre a cabeça, desvenda portas sem as chaves, expõe as 'maldades' de Roberto Marinho.

Estão ali os processos que envolveram a Time Life, a Proconsult, a eleição presidencial de 1989, o Regime Militar (1964-85), enfim, os segredos do Charles Forster Kane tupiniquim. Também são mostrados os rivais da época, SBT, Manchete, Band. Coitados, nem cócegas faziam na Vênus Platinada. Ibope de 60, 70, 80 pontos.

O país seguia os rumos dos dedos de Marinho, e o seu cérebro poderia ter sido a inspiração de Orwell em '1984'. O movimento Diretas Já explana a falta de 'carinho' do dono da Globo pela democracia. Afinal, o dr. Roberto escolhia ministros do governo Sarney (1985-90). Brizola fala em Sibéria aos isolados pelo empresário fluminense.

Walter Clark pergunta: 'Qual será o Rosebud de Roberto Marinho?'. Escrevo pensando no pleito de daqui a pouco. 'Muito Além do Cidadão Kane' tem 93 minutos de duração e nem é mais proibido. Ora, bolas.

O YouTube existe. Graças ao seu fundador-criador. Cá pra nós, rever o passado é espelhar o futuro. Hoje a TV Globo impera? Ela pode desfechar golpes certeiros para determinar nossas opções? Não mais, eu acho. Porém, o Jornalismo, esse com letra maiúscula, precisa continuar a ser indispensável. Confesso, fiquei possesso ao perceber, nos arquivos destas colunas, que só havia citado 2 vezes o documentário polêmico. Agora veio a hora certa.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 08/10/2018
Código do texto: T6470831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.