Politicamente chato demais (publicado originalmente em 22/12/2018)

Foi notícia há alguns dias: Popeye voltou em novos episódios para comemorar seus 90 anos de vida. E voltou 'modificado'. Ao invés do potente cachimbo, o apitinho mixuruca. No lugar do espinafre, o que dava a força ao marinheiro, a mesma verdura, mas orgânica.

O que é isso? Onde estamos? Para onde a humanidade caminha? Muito tem se falado do 'politicamente correto', expressão que desde que ouvi a primeira vez me soou como cocô de pomba atingindo todos nós que passamos pelas ruas.

Não a aceito em hipótese alguma. O planeta Terra se molda ao estilo 'de bom senso' de se comportar. Ora, bolas. As piadas, até meados da década de 1990, eram sem freios, sem reflexão anterior, ou seja, sem censura.

O programa dos Trapalhões seria feito de que forma hoje em dia? A gente sabe. Foi feita a 'homenagem' ao quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias ano passado. O resultado? Uma porcaria sem tamanho.

Antes, o modo como o personagem de Renato Aragão se dirigia ao companheiro 'afrodescendente' era cheio de palavras de cunho hoje denominado 'racista' – crioulão, negão, petróleo etc. Agora todos são, até que se prove o contrário, machistas, misóginos, homofóbicos e gordofóbicos.

Para cada categoria, existe um grupo que se manifesta contra a frase de tal artista, a palavra de tal político, a música de tal cantor. No Youtube, há o vídeo de uma entrevista de Agildo Ribeiro ao Jô Soares 11 e Meia, de 1993.

Agildo conta uma história sobre a vendedora de livros que bateu em sua porta às 7 da manhã. Se fosse hoje, não há a menor dúvida, o dono do Cabaré do Barata seria processado pelas feministas, a campanha contra ele na internet estaria forte e sei lá se ele conseguiria trabalhar novamente.

Poderia citar e recordar vários outros exemplos, mas o espaço me impede. Está chato. Não sei aonde vamos parar. Mas está bastante perigoso. As pessoas atualmente estão mais preocupadas em se autobajular. Cuidem-se. E feliz 19.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 17/12/2018
Código do texto: T6528985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.