O MILAGRE DE FÁTIMA
Nair Lúcia de Britto

Em comemoração ao Dia das Mães, a TV Pai Eterno apresentará neste dia, às 13h00, o filme O Milagre de Fátima. A história é sobre a aparição de Nossa Senhora aos três pastores portugueses no dia 13 de maio de 1917.

Os acontecimentos religiosos ocorridos nos séculos XX e XXI foram reconhecidos pela Igreja Católica Apostólica Romana como verídicos e essas passagens bíblicas foram inspiração para o Cinema.  “O Milagre de Fátima” (The Miracle of Our of Lady of Fatima), de 1952 foi uma dessas produções.

Sete anos antes da aparição da Virgem, houve uma revolução liderada pelo Partido Republicano Português que destituiu a Monarquia para instituir a República.    O milagre ocorreu num vale da cidade de Ourém, em Portugal, em meio às consequências relativas da nova República.
O diretor do filme, o norte-americano John Brahm, retrata, além da tomada do poder, a perseguição do governo aos membros da Igreja Católica. Apesar do cunho político, o enredo se concentra na mensagem de Nossa Senhora e nas missões dos pastores em propagá-la.  A produção do filme é primorosa  e enriquecida pela música de Max Steiner.
 

RELATO HISTÓRICO
A primeira aparição da Virgem aconteceu no dia 13 de maio de 1917 para as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco, que se encontravam pastoreando num vale, na cidade de Ourém, em Portugal.

As crianças viram, na Cova da Iria, um clarão sobre uma azinheira. Após relâmpago, surgiu no local a imagem da Santa mais brilhante que o sol, toda vestida de branco. Então, dirigiu-se  às crianças pedindo que rezassem o terço todos os dias pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores e pelo fim da guerra. As aparições continuaram até o mês de outubro daquele ano.
Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente.

As crianças, então, passaram a rezar diariamente.

Ao relatar aos pais e às autoridades religiosas o que lhes ocorrera, uma multidão começou a acompanhar as crianças no encontro com Nossa Senhora.

Nas suas  mensagens Nossa Senhora pedia  que o povo rezasse e se convertesse na fé. As aparições só foram reconhecidas oficialmente pela Igreja em 13 de outubro, quando todos viram sinais extraordinários e impressionantes no céu e no sol.

Alguns anos depois os primos Francisco e Jacinta morreram. A mais velha tornou-se religiosa, tomando o nome de Lúcia de Jesus. Na clausura, permaneceu isolada do mundo por décadas.

O Santuário de Fátima que fica na Cova da Iria, onde ocorriam as aparições de Maria, é visitado por fiéis peregrinos do mundo inteiro. A festa de celebração de Nossa Senhora foi instituída pela Igreja Católica em 1946.


Fonte de pesquisa:
www.diariodolitoral.com.br
 

 
 
 
 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 08/05/2019
Reeditado em 08/05/2019
Código do texto: T6641737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.