Um fracasso de verdade? (publicado originalmente em 8/8/2020)

Agora ninguém mais lembra, mas '1917' (2019) foi considerado o maior fracasso do Oscar 2020. Levou apenas 3 estatuetas - efeitos especiais, mixagem de som e fotografia.

Considerado esmagado por 'Parasita' (2019), o longa-metragem sobre a I Guerra Mundial (1914-18) tem apelo sentimental: o avô do diretor Sam Mendes, Alfred, era um dos alistados e lhe contava histórias do conflito.

O veterano morreu em 1991, aos 93 anos. Na trama, os cabos Blake (Dean-Charles Chapman) e Shofield (George MacKay, que deveria ter sido indicado ao Oscar no lugar de Jonathan Pryce, de 'Dois Papas') têm de levar um recado de cessar-fogo a quilômetros de distância. Caso não consigam, pelo menos 1.600 soldados ingleses morrerão.

E há um ingrediente agravador: um destes ameaçados é o irmão mais velho de Blake. '1917' tem participações especiais de Colin Firth e Benedict Cumberbatch. Mendes montou o roteiro de maneira que a fita se passasse toda num único plano-sequência, isto é, sem cortes, como se fosse uma cena só.

Para isto, foi necessário um esforço grande. Em primeiro lugar, houve ensaios exaustivos. Qualquer errinho e pronto - tudo se perdia. Em segundo lugar, é claro que há os cortes, mas eles são praticamente imperceptíveis (óbvio que quando a imagem escurece, seja por qual motivo for, é um exemplo).

Em terceiro lugar, o clima de tensão se faz presente nas duas horas de duração e tal objetivo mostra que o filme tem qualidade de prender a atenção do público em um ambiente claustrofóbico e cheio de medos.

A proeza de Mendes (de 'Beleza Americana', 1999, e 'Estrada para a Perdição', 2002) está no torpor e na missão inglória dada aos cabos. Os 2 atores conseguem sustentar a história com interpretações surpreendentes, pois o grau de cansaço em virtude dos sucessivos treinamentos de script foi sem tamanho.

Dos 3 Oscars que levou, o mais merecido, sem dúvida, foi o de fotografia, do superexperiente Roger Deakins. A paleta de cores em tons de bege e cinza dá o ar de poeira, sujeira e alto índice de proximidade com a morte a que os 2 cabos estão perto.

Na mixagem de som, o diretor teve a ideia de colocar os microfones dentro da roupa dos atores. Desta forma, os sons mais detalhados ficam bem claros, como as pisadas das botas, respiração etc. Com tudo isso, a gente se pergunta: foi realmente um fracasso como dizem? Creio que nem tanto assim. Duração: 118 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 06/08/2020
Código do texto: T7028000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.