Mais escanteados (publicado originalmente em 24/4/2021)

Terminei a coluna da semana passada com a tese dos caranguejos do balde, do filósofo Olavo de Carvalho. A associação é simples: quando esses bichos estão jogados lá dentro e um tenta subir, fatalmente outro lhe puxa a perna e joga-o de novo ao fundo do balde.

É isso que costuma ocorrer quando alguém, geralmente da classe artística, seja cinema, música, TV, literatura etc, 'foge' aos padrões da Patrulha do Politicamente Correto, por exemplo. No texto anterior comentei acerca de Elia Kazan e Erich von Stroheim e prometi trazer casos brasileiros.

Creio que o mais conhecido é o do cantor Wilson Simonal. Sucesso nacional e internacional na década de 1960, com seu jeito 'malandro' e 'cafajeste' de lidar com a vida, teve a carreira estraçalhada a partir dos anos 70 quando 'teria contribuído' com o regime militar (1964-85) com informações que ajudaram a combater comunistas.

A partir daí, viu seu mundo ficar de ponta-cabeça. Não foi convidado para programas de TV, nem contratado a shows. Sem dinheiro e sem fama, sucumbiu ao álcool e à depressão. Morreu de cirrose em 2000, aos 62 anos, esquecido pelo público.

Em 2009, os cineastas Micael Langer, Cláudio Manuel e Calvito Leal fizeram o documentário 'Ninguém Sabe o Duro que Dei', desmistificando os rolos em que Simonal havia se metido. Esclareceram: foi apenas vítima da inveja, com pitadas de racismo (não esse 'mimimi' de hoje) e que jamais denunciou ninguém em lugar algum.

Era só ingênuo deslumbrado com a tietagem, nada mais. Luís Sérgio Person (1936-76), diretor de 'São Paulo S/A' (1965) e 'O Caso dos Irmãos Naves' (1967), também comeu um pouco do pão que o diabo amassou.

Tal como Stroheim, era vanguardista. Além disso, a fita de 67 mexeu com os brios dos militares porque mostrava cenas de tortura. Resultado: teve dificuldades em conseguir orçamentos a outras produções e foi trabalhar com publicidade, batendo de porta em porta oferecendo seus filmes comerciais, e muitas vezes sendo humilhado.

Voltou ao cinema antes de morrer num acidente de carro. Em 2007, a filha Marina lançou o documentário 'Person', onde percebe-se a tristeza por ter o pai vivido aquele tipo de coisa.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 05/05/2021
Código do texto: T7248554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.