A 200 metros

A dica de hoje é esse filme da Jordânia, indicado para concorrer a vaga do Oscar 2021, na categoria melhor filme estrangeiro. O diretor da película é Ameen Nayfeh, que nasceu na Palestina em 1988 e passou parte da sua vida nesse ínterim de atravessar fronteiras, onde se tornou mestre em produção cinematográfica. O ator principal é Ali Suliman, que nasceu em 1977 em Nazareth, Israel e é um dos mais aclamados atores do momento na região.

O filme trás a estória de Mustafá e sua vida com a esposa Lana Zreik e seus filhos. Eles são separados pelo muro que divide Cisjordândia e Israel. A distância da casa deles é de apenas 200 metros, mas impossível de passar. Por isso eles vivem nessa luta de estar viajando a fronteira para se verem. Como Mustafá se recusa a receber a cidadania israelense que tem direito por está com uma mulher da região, ele não pode passar. Só sua esposa que vem de vez em quando visitá-lo. Porém quando ele sabe do acidente com seu filho tem que se arriscar para atravessar a região de forma clandestina.

O filme é sobre muros que nos separam, uns dos outros, sobre proximidade apesar de tamanho distanciamento. O filme é sobre a estrada, o caminho de acontecimentos que podem marcar e mudar a nossa percepção sobre o mundo que nos cerca e quebrar alguns preconceitos enraizados.

Na viagem pequena de 200km ele se relaciona com pessoas que vivem dramas e que buscam caminhos diferentes, mas o desejo sempre de felicidade. O mundo de hoje dividido, nos faz pensar se vale a pena essa barreira colocada por nós de esquerda/direita, religião A/ religião B. Rivalidades entre Nordeste/Sul e por aí vai.

O diretor que também escreveu a obra, disse que a produção foi inspirada na sua própria vida e de outros. "'a 200 metros' é minha história e de milhares de palestinos. Posso dizer que talvez 99% dos palestinos tenham que passar por uma jornada semelhante à do filme para superar os obstáculos diários. A ideia do filme e a distância de 200 metros, surgiram como um acúmulo de experiências pessoais e coletivas", explicou.

O filme que é distribuído pela Synapse Distribution, estará a partir do dia 17 de setembro nas plataformas digitais para compra e aluguel: Claro Now, Vivo Play, Sky Play, Itunes/ Apple TV, Google Play e You Tube Filmes.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 15/09/2021
Reeditado em 15/09/2021
Código do texto: T7342566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.