A Logosofia e os Pensamentos

Um dos pilares da Logosofia – especialidade científica e metodológica que trata da reativação consciente do individuo - é sua concepção sobre o sistema mental constituído por duas mentes: uma comum, inferior, utilizada para a vida rotineira, a material, e que pode ser parcialmente organizada através dos estudos correntes nas escolas e universidades; outra superior, que transcende e existe em latência em todo o ser humano. É muito comum ouvir-se dizer que usamos um quase nada de nossa capacidade mental que equivale à esfera mental inferior que o homem tem utilizado há séculos para sua sobrevivência na Terra. Já a esfera superior precisa ser ativada para que ele transcenda os estados primitivos em que se encontra, numa guerra permanente consigo e os semelhantes.

Os conhecimentos apresentados pela Logosofia tendem ao desenvolvimento de todo o sistema mental, organizando a mente inferior e desenvolvendo as faculdades superiores.

Se o ser humano continua se comportando como um selvagem, apesar de incontáveis séculos de lenta evolução, é porque não aprendeu a pensar, a reconhecer o Criador em tudo quanto existe, especialmente em seus semelhantes que deveria merecer o maior respeito.

Nos tempos de violenta modernidade, o afastamento entre as pessoas e os povos é incompreensível, provocado pela ignorância e preconceitos seculares. O ser humano desentendeu-se consigo, os semelhantes e o planeta; as guerras têm suas causas nesse desequilíbrio. As degradações das relações humanas são o sintoma do grande vazio promovido pela ausência da chama superior que todo o ser humano traz , mas que jaz adormecida como a bela princesa dos contos infantis.

O espírito – essência superior da natureza humana – permanece incógnito à pessoa que não emprega suas faculdade superiores.

Para ter um domínio sobre si e conquistar a capacidade de enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, é necessário preparar a mente, o que nada tem a ver com a instrução que se recebe nas escolas cujo objetivo se limita à capacitação profissional. Essa nova educação é ampla, abrangente.

A Logosofia afirma que o homem vive em um mundo onde imperam os pensamentos; onde se tem a equivocada sensação de ser senhor da vida, dos acontecimentos e do espaço físico que habita. Em geral, são os pensamentos que perambulam pelo ambiente mental que governam a vida das pessoas. Veiculados pelos meios de comunicação, vão de mente em mente, impressos em livros provenientes, muitas vezes, de mentes exóticas cujos donos de há muito se decompuseram sob lajes ancestrais que não conseguiram sepultar as idéias e os costumes que compõem o grande cemitério das chamadas tradições.

Mas o que são os pensamentos? Sendo um produto da mente, não seríamos seus senhores? Onde ele está ? Que sutil engenho poderia fotografá-lo? É invisível? A que mundo pertence?

A existência do pensamento como entidade psicológica, agente da inteligência e promotor da felicidade ou da desgraça humana, segundo sua natureza, é a prova da existência de um outro mundo, o mental, absolutamente desconhecido pela maioria das pessoas.

Essas entidades invisíveis são perfeitamente palpáveis e visíveis aos olhos do entendimento, desde que ele tenha sido adestrado para identificá-los.

O caminho da evolução consciente proposto pelo conhecimento logosófico exige que a mente seja preparada para o conhecimento e domínio dos pensamentos e capacitada para a criação de outros novos, filhos mentais gerados e educados pelo indivíduo que, através deles, poderá chegar a transcender e sobreviver aos curtos anos de sua existência física no planeta.

Dessa maneira, o império dos pensamentos poderá ser substituído pelo da inteligência e do espírito através da reversão desta condição humilhante em que a maioria se encontra, escravizada pelos pensamentos que perambulam pelo mundo.

Nagib Anderáos Neto

www.logosofia.org.br