Festas Juninas

As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da região nordeste que reúnem a comunidade e turistas tendo muita comida, quadrilha, casamento matuto e forró.

E as festas do Brasil caipira nos estados de são Paulo, norte do Paraná, minas gerais e Goias é o que nos diz a professora Luiza lusvarghi especialista em cultura nordestina.

O grande diferencial que eu diria em relação ao nordeste das demais regiões é que no nordeste as festa juninas elas tem a importância como o natal . Então é coisa familiar vc entende que vai estar toda afamilia reunida. Ao contrario do que acontece em São Paulo r cidades do interior so Sul ela não é a festa só pião do jeca tatu é uma festa bonita de riqueza. Imagina você tem até cidades cenográficas construídas para abrigar essas festividades juninas não é igual aqueles caipiroscas que a gente tem pra cá. Então isso é um fato culturalmente relevante o que dá um diferencial pra essas festas Pernambuco, Bahia.

Um dos locais de encontro para se apreciar a festa junina em são Paulo é o centro de tradições nordestinas é o que nos conta Lucélia pereira coordenadora e produtora dos shows do CTN.( centro de tradições nordestinas).

Temos todos os anos a nossa festa junina em especial com quadrilha dança tipica e forró trio pé de serra então a preparação é um mês de festa junina no CTN iniciamos no dia 11 junho até 11 de julho.

No interior de são Paulo ainda se mantém a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em volta da fogueira.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 24/06/2010
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T2338665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.