RELÍQUIA DOS TEMPOS DE JESUS

Arqueólogos defendem hipótese de que pequenos ossos encontrados num antigo monastério búlgaro sejam do evangelista João Batista

Pequenos fragmentos de ossos humanos, inclusive partes do crânio, encontrados numa pequena urna de pedra nas ruínas de um antigo monastério, no Mar Negro – território búlgaro – estão sendo analisados e apontados por arqueólogos e especialistas como pertencentes ao profeta João Batista, o primo de Jesus que, de acordo com relatos bíblicos, morreu decapitado por ordem do rei Herodes a pedido de sua enteada Salomé. “Nós esperávamos encontrar essas relíquias naquele sítio arqueológico, mas ainda precisamos confirmar a identidade desses restos”, comentou Bozhidar Dimitrov, ex-diretor do National Museum of History, de Sofia. Somente após a realização de testes de carbono 14, o método laboratorial mais eficaz para apurar a idade de fósseis e objetos históricos, é que a autenticidade dos achados poderá ser eventualmente comprovada. Caso o resultado seja positivo – naturalmente o que esperam os búlgaros, já que não é todo dia que se revela uma descoberta arqueológica dessa magnitude –, os historiadores estarão diante de um novo quebra-cabeças: como é que as relíquias foram parar na ilha de Sveti Ivan? Supõem as autoridades que talvez tenha sido uma generosa doação da Igreja Cristã Ortodoxa de Constantinopla – que até hoje reverencia o profeta como um santo – durante a hegemonia do Império Bizantino na região. Muitos países mediterrâneos também afirmam possuir restos mortais do evangelista. Só não pode haver dois crânios; caso contrário, alguém está equivocado.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 144

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/09/2010
Reeditado em 12/03/2012
Código do texto: T2501906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.