Preconceitos e Conceitos Mumificados

Consta que Einstein teria escrito ser mais fácil destruir o átomo do que um preconceito.

O que é um preconceito? Seria um conceito mumificado que não evoluiu no tempo?

Acreditar que o futuro está escrito, que não poderemos criar nosso destino, é um exemplo eloquente de um preconceito.

Quem estuda e se esforça por melhorar suas condições intelectuais e materias está criando um novo futuro, transformando o destino comum ao qual estarão sujeitos os que não se esforçam por melhorar as suas vidas.O destino está escrito para os que acreditam nessa predestinação, os inertes, encostados.

A única certeza que se tem sobre o futuro é que um dia se vai morrer, por ser o cumprimento de uma lei. Se se quer dizer que isso está escrito, que seja.Mas entre o dia do nascimenrto e o do desenlace final, todos os outros serão nossos, e poderemos optar por ser seus construtores ou espectadores passivos de um drama individual.

Um outro preconceito muito ligado ao anterior é que não poderemos mudar a nossa maneira de sentir e pensar, quando a vida deveria ser feita de mudanças; sem elas não há melhorias, evolução.

É um preconceito achar-se superior aos demais, como

também inferior. Não adianta compararmo-nos com os outros; o

importante é estar sempre a observar a própria conduta com o intuito de melhorá-la. Os outros devem ser para nós exemplos do que poderemos chegar a ser ou do que não deveremos ser.

E os dois maiores preconceitos que têm impedido a efetiva evolução da espécie humana : Deus é matéria de crença ou não existe. Preconceitos que se fundem por impedir que o homem empreenda na vida uma trajetória de aprendizado que lhe permita descobrir o motivo de sua existência no planeta.

A crença na inexistência é a mesma que a da existência de Deus; são atitudes passivas diante de uma realidade que deveria ser investigada, estudada. E como todo o conceito, deveria ser analisado e passível de aperfeiçoamento para que não se transforme num preconceito que deveria ser substituído por firmes convicções alicerçadas na realidade e confirmadas pela inteligência ativa capaz de examiná-las através da observação que haverá de estar sempre a aperfeiçoá-las.

Conceitos mumificados transformam-se em preconceitos.

Nagib Anderáos Neto