CAVALLERIA RUSTICANA

Já consta do calendário de programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro o Festival de Ópera de Brasília, agora em segunda edição.

Estreado a 25 de maio na Sala Villa Lobos, com a ópera de Giaccomo Puccini
apresentada em quatro atos, La Bohème foi o primeiro espetáculo, sendo reapresentado nos dias 26 e 27/5.

Com estréia ontem, dia 8, e prolongando-se até domingo, (10/6), é a vez da Ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. Este espetáculo que já fora montado na primeira edição em 2011, tem a direção de Francisco Frias e regência do maestro Abel Rocha, diretor artístico do Teartro Municipal de São Paulo. O elenco de vozes tem como solistas a soprano Janete Dornelas, no papel de Santuza; o tenor Juremir Vieira, no papel de Turiddu; o barítono Leonardo Páscoa, que interpreta Alfio; e a soprano Maria Schrmm, intérprete de Lola.

A terceira e última ópera dessa temporada será Carmen, do francês Georges Bizet. O espetáculo será apresentado nos dias 21, 22 e 23 de junho, fechando o festival com “chave de ouro”.

Além dos solistas e intérpretes específicos de cada ópera, as três montagens contam com um coral de 60 vozes, formado por adultos e crianças, montado especialmente para o Festival de Ópera de Brasília.

Dois detalhes teatrais audaciosos distinguem a partitura de Cavalleria Rusticana. Na abertura, baseada em harmonias que se farão presentes na ópera propriamente dita, ouve-se uma serenata por trás das cortinas, entoada por Tieriddu, que a dedica ao seu amor proibido, Lola. É como se não ouvíssemos simplesmente a abertura, sentindo por trás daquelas cortinas que a vida segue seu curso em meio a uma vila siciliana, logo revelada aos nossos olhos. No transcorrer da ópera um intermezzo é executado com as cortinas abertas: olhando para o palco vazio e, estimuladas pela orquestra, recordamos tudo que nos foi apresentado até então.

Promovido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o 2º Festival de Ópera de Brasília tem por objetivo apresentar a música erudita, especialmente a ópera, ao grande público, com exibições gratuitas, obedecendo apenas à ordem de chegada, numa interminável fila de espera ao redor do Teatro Nacional.


__________________
     Vale lembrar que a grande homenageada deste festival é ASTRA ROSE ALCAIDE, a dama da Ópera em Brasília, que, ao completar 90 anos, muitos deles têm sido  dedicados aos eventos culturais do Teatro Nacional, onde a  constante presença dela é marcante.




Confira um trecho: veja e ouça.


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/06/festival-de-opera-de-brasilia-apresenta-montagem-de-cavalleria-rusticana.html

Outro momento marcante:
http://www.youtube.com/watch?v=nNkRws_tuT4&feature=related

E quem estiver a fim, aqui está a íntegra da ópera em 1h11
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=mX7OuxqCKN4&NR=1

PROGRAMAÇÃO:


2º Festival de Ópera de Brasília
De 25 de maio a 24 de junho.
Todos os espetáculos têm classificação indicativa LIVRE.
Entrada franca. A entrada do público será feita por ordem de chegada.
Informações:3325-6256
- La Bohème
Dias 25, 26 e 27 de maio, às 20 horas. Sexta e sábado às 20 horas e domingo às 17 h
Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
- Cavalleria Rusticana
Dias 8, 9 e 10 de junho, às 20 h.
Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
- Carmen
Dias 21, 22 , 23 e 24 de junho, às 20 horas. Sexta e sábado às 20 horas e domingo às 17 h
Sala Villa Lobos do Teatro Nacional.


LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 09/06/2012
Reeditado em 09/06/2012
Código do texto: T3714130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.