Sócrates, Platão e Aristóteles

Conhecido e famoso por sua indagação Só sei que nada sei’’ . Sócrates exigia das pessoas um raciocínio intenso e questionante, seu modo para descobrir verdades, mesmo que provisória, se concretizaram de duas maneiras: através de um método chamado ironia, no qual consistia no constante debates de ideias, em Sócrates somente perguntava o porque daquilo, fazendo com a pessoa ‘’destruísse’’ a sua ideia de senso comum e passe a adotar uma atitude totalmente filosófica. O outro método é a maiêutica ( o pacto das ideias) que eram as respostas geradas pelo constante questionamento irônico.

Ao interpretarmos a frase ‘sei que nada sei’’ descobrimos que o ser humano está em constante processo de busca de conhecimento. Por sua atitude de querer libertar ‘’libertar ‘’ o pensamento dos estudantes foi julgado, condenado e acusado por corromper o pensamento da juventude. Na prisão, teve a oportunidade de escapar, porém, por ser fiel aos seus pensamentos não quis nega-los. Morreu, ao ingerir o veneno cicuta que tornava a morte lenta. Durante sua agonia, Platão, seu discípulo , escreveu num documento chamado Os últimos dias de Sócrates foram narrados por Platão em quatro diálogos: Apologia, Fédon, Críton e Eutífero. A apologia de Sócrates o reputou caluniado. A defesa fora apresentada em estrita obediência à lei.

Platão revoltado com a morte de seu mestre, se pôs ao lado contrário de suas ideias e passou a questiona-lo o mundo de forma imaginária, intangível, abstrata, surreal. Para tanto, criou o mito da caverna que se tratava de mostrar as pessoas que a realidade não estava naquilo que nós vemos e sim no que imaginamos. A divulgação desse mito, foi e sempre será, uma critica ao sistema, sócio – politico em que se vive.

Aristóteles seguindo os objetivos de Platão, porém, utiliza-se da realidade explicava tudo que acontecia no universo . O mundo de Aristóteles , era real, concreto, tangível. Em constate movimento para explicar esse conceito. Ele nos dá a ideia de que somos regidos por um Deus que estava imóvel ,porém a partir de sua nação , fornece movimento ao universo.

Concluímos que Sócrates foi ‘’o pai da filosofia ‘’ quebrando a teoria dos pré- socráticos estabelecendo junto com seus seguidores uma prova de pensar e entender o mundo, e que o conceito de movimento aceito até hoje é que Aristóteles cujo ser se movimenta unica e exclusivamente para buscar sua superação.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 12/08/2014
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T4920241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.