PRIMAVERA E VERÃO – Entendendo as palavras

Primavera. No Latin, primeira vera. Prima (primo), tem a conotação de primeira (primeiro). É o mesmo que princesa e príncipe; tudo que tem primazia, o que vem primeiro, mas não é o principal. Da língua latina herdamos o chamar de primos e primas os filhos de nossos tios, possivelmente por serem os primeiros como os nossos irmãos. A expressão italiana “galeto al primo canto” significa que o franguinho vai para a panela logo que, ao deixar de ser pintinho, dá o primeiro canto como galo. A prima-dona, com toda certeza, refere-se a primeira dama ou a Maria mãe de Jesus.

Também do latim, a palavra vera tem a conotação de verdadeira (verdadeiro), o mesmo que vero em italiano. Na cultura religiosa e política latina vera (vero) era uma referência ao sol (Invictus Solis), o deus principal no panteão de trinta e cinco mil deuses romanos, pois era o deus da casta gentílica, os latinos, os únicos que podiam ser senadores, por serem latinos e, assim, bem nascidos. Isso, além de também deificarem os antepassados mortos. Os latinos primitivos diziam que o sol invencível era o “verdadeiro” vencedor, pois se mostrava invencível quando, no equinócio, em vinte e cinco de dezembro, no meio do inverno (na passagem do outono para o inverno), os dias solares deixavam de diminuir e passavam a encompridar. Como o período de sol no dia ia se extinguindo, parecendo que ia, por fim, não ter mais luz solar, prevalecendo a noite eterna (e a morte por conseguinte), mas, de repente, esse período solar diário começava a aumentar e prevalecer (aquecendo e renovando a vida), eles diziam que ele era o sol invencível (daí invictus solis), querendo dizer o deus “verdadeiro” porque era vencedor, ou vencedor verdadeiro (o deus da salvação que ressurge da morte; que vence a morte), substituindo a palavra sol por verdadeiro – vero (vera). Assim, a primeira ensolarada depois do inverno, quando o “verdadeiro vencedor” (o sol), começava a predominar e aquecer, eles chamavam “primeira vera”, em latim, primavera. A segunda ensolarada, o período de calor maior, quando o sol predomina muito, eles referiam-se a ele com o mesmo nome de verdadeiro, porém, no aumentativo. Daí temos o verão, uma vera (ou vero), ou um verdadeiro deus muito grande.

Vê-se aí que os antepassados dos latinos tinham conhecido a promessa de Deus após a queda de Adão e Eva (Gênesis 3:15), o descendente da mulher, que haveria de destruir a morte e retornar dela invencível, como vê-se nos evangelhos. Todavia, tinham adaptado a crença às suas conveniências. Jesus é o verdadeiro sol da justiça, que ressurge para aquecer a frieza espiritual e fazer brilhar a luz após grande período de trevas da sabedoria e do espírito dos seres humanos (como a Idade Média), trazendo a qualquer tempo a alma dos indivíduos morta espiritualmente de volta à vida e à luz do entendimento.

Wilson do Amaral