Sobre o ''Acervo''.

Em tempo, conseguimos que o Egrégio Tribunal de Justiça, do nosso Estado, entregasse a nossa guarda, todo o acervo, composto por processos findos, ou extintos. Encontramos neste acervo, documentos que circularam pelas Comarcas de Franca do Imperador, em suas representadas, Casa Branca e Mogi Mirim, São Bento de Araraquara e São João do Rio claro. Nele, encontramos também, citações sobre a vila da Constituição de Sorocaba, onde, primeiramente, se faz alguma ordem oficial, bem primitiva, anterior ao ano de 1820. Por ser este um documento muito antigo, exige de nós, uma maior atenção em seu descortinio.

Velejamos por entre linhas, em finos e resistentes papeis de fibra de linho, Gior Magnani, importados, ‘’al masso’’ (já descritos em artigo anterior), ... Que não fosse a compreensão e interesse na preservação deste material, por parte da magnanimidade, da Juiza, Doutora Gabriela Miller Carioba Attanasio, estes, seriam ‘’finados’’! Se não, na verdadeira acepção da palavra, o seriam para a história e para nós descalvadenses.

Trazemos aqui, em sua integra, um pouco do conteúdo, de um destes processos, neste caso, parte de um testamento, incluso em um inventário.

‘’ ‘Joanna Clara de Jesus’

Dez de janeiro de 1854, o agente Pinto. Digo eu Joanna Clara de Jezus, abaixo assinatura(assinada), que achamdo.me(achando-me) à morte, porém em(meu)perfeito juízo, (encommendo) ou declaro que deixo de esmola á Nossa senhora do Belém, 25 mil réis; 10 mil réis á Nossa (...),(das)digo à Nossa senhora das Dores, para ajutório de seu Altar; declaro que deixo meu negro José Moleque a(á) meu filho Luiz para lhe servir durante sua vida, e logo que morra, será libertado; deixo o meu escravo Antonio quartado até elle inteirar 35 annos de idade, servindo a meu filho João; a minha escrava Joaquina também quarto por vinte e cinco annos; e (o)meu enterro não quero digo não quero que seja feito com pompa alguma(,) e em lugar de pompa que se (..)(digão)uma ou mais Missas. Declaro mais que essa(esta) escrava Joaquina ficará servindo minha filha Maria até completar o dito tempo por essa(esta) ser a minha última vontade pedi a Joaquim Antonio de Oliveira que este por mim fizesse e a meu rogo assinasse(assignasse) em presença das testemmunhas. Belém de Descalvado 31 de dezembro de 1853. Assinam(assigna) a rogo de Joanna Clara de Jezus - Joaquim Antonio de Oliveira Serviu testemunhas -Siryaco Lourenço do Amaral.’’