Desista de ser desistente

Quando se está na pior, costuma-se não prestar atenção em volta e desdenha-se oportunidades, uma vez que nada parece atrativo.

Tristeza e desilusão cegam, criam uma casca impenetrável, fazem de tudo para impedir que a pessoa saia daquele sentimento de entrega ao terror que sua vida se tornou, e geralmente conseguem, às vezes por um longo período. Tão longo que faz a pessoa acreditar piamente que será assim para sempre.

Quem tem mais idade, mais experiência... Quem já levou trocentas cacetadas da vida, sabe que não é assim. Mesmo quando estão numa situação onde parece que não tem mais volta, sofre tudo aquilo que tem que sofrer naquele momento, mas voltam, porque sabem que lá uma hora vai passar. E passa. E a vida segue.

Quem tem mais idade e consegue se lembrar de quando tinha menos idade e das grandes questões que dilaceravam a alma, fazendo acreditar que tudo estava perdido, hoje sabe que tudo pelo que passou, passou. Mas uma coisa que a juventude anterior fazia que essa de agora não costuma fazer é aproveitar as oportunidades, os novos caminhos que a vida coloca à sua frente.

Grande parte de nossa juventude está doente, agindo como se fossem anciãos cuja única espera na vida é pela morte. Tenho visto crescer esse número de pessoas jovens, às vezes bem jovens, se entregando a problemas e desistindo da vida de uma maneira assustadora.

Como fazer a juventude atual acreditar que suas situações atuais podem mudar se permitirem quebrar a casca que se formou ao seu redor? Como fazer essas jovens pessoas agarrarem as mãos que lhes são estendidas?