PROFESSORES E POPULARES VISITAM O PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS

Naquela manhã de quinta-feira, 04 de Janeiro de 2018, estive visitando o Parque, e guiamos estudantes da Escola Mun. Laurentino Tolentino da Silva, do povoado de Salgado de Monte Santo Ba.

A iniciativa dessa viagem foi coordenada pelo professor e diretor Agnaldo Andrade de Brito, que é guiado pelo guia Pedro Régis, que também explicou um pouco da história de Canudos, nos locais como Vale da Morte, lá Pedro mostrou uns ossos humanos e um Crânio enterrado no solo, há 120 anos, isto é, nesse local é Cemitério desde 1897.

Depois desta visita, todos da equipe visitaram o Alto da Favela, dentro do Parque Estadual de Canudos, e nos acompanhou na viagem a pedagoga Maria do Socorro da Silva e Erasmo Andrade.

Chegaram ao Outeiro das Marias, onde este cordelista leu estrofes de cordéis de sua autoria A GUERRA E PÓS EM 120 ANOS, o mesmo poeta fez algumas falas sobre o tema e respondeu perguntas sobre Canudos.

Deixamos o Parque às 10h 22, da manhã quente, e às 10h 40, já estávamos no Alto do Mirante do Conselheiro, no pico da serra, o grupo pousaram para fotos, em seguida deparamos em Memorial Antonio Conselheiro, e vimos alguns vestígios como Balas de Canhões reconhecidas pela UNEB e pesquisadores que estudam Canudos.

José Izailton e Pedro Régis receberam muito bem: depois os visitantes sentaram em Cadeiras, para assistirem uma curta metragem sobre Canudos e depoimentos, em Auditório do Memorial Antonio Conselheiro, uma referência. Mais finalizavam as visitas do grupo com Almoço em Balneário do Jorrinho, um local de Banho em canais em Duchas e torneiras e à tarde choveu forte em Canudos. esse Jorrinho fica após a Barragem do Açude de Cocorobó, que continha bastante água, no dia 04 de Janeiro de 2018, a caatinga ainda estava verde.

Conhecer um pouco da história que foi marcada pelo Massacre ocorrido em 05 de Outubro de 1897, por militantes e generais do Exército do Brasil.

Em 04 de Janeiro de 2018, não viam mais as brigas e nem as rezadeiras no Outeiro das Marias, e os artilheiros em combates no vizinho Alto da Favela no Alto do Mário e as Beatas segundo o guia Pedro Régis que explicou no Outeiro das Marias, encontram-se fotos de mulheres prisioneiras que foram degoladas em 02 de Outubro de 1897.

Pedro Régis , explicou sobre a profundidade de cada trincheira que era de 1 metro e meio e no Alto da Favela ainda encontra trincheiras rasas.

Dentro das águas do Açude, estava a mostra, parte das ruínas da Igreja de Santo Antonio da 2ª Canudos que é submersa de 1969.

Este pesquisador falou também da fazenda Velha, hoje encontram-se as Placas que indicam onde existia o local de confronto da 3ª Expedição Antonio Moreira César, nesse local César é baleado e levado para Fazenda Umburanas de Canudos, e Moreira César é queimado.

A importância pela história de Canudos, dividem opiniões quando trata-se de defesa a Antônio Conselheiro e aqueles que no passado tiveram os seus mortos e pertences destruídos em Canudos de 1897.

Os visitantes visitam o Parque todo ano com o objetivo de compreender essa mal contada versão. Mais tem Escritores e Poetas que protestam em seus textos e versos a favor de Canudos da época dominada pelo Conselheiro.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 17/01/2018
Código do texto: T6228490
Classificação de conteúdo: seguro