O que foi a escola de Frankfurt.

Uma instituição em função de um grupo de filósofos.

Cujo objetivo desenvolver uma análise crítica a respeito do capitalismo e da sua ideologia política liberal.

Isso pelos anos 30 do século passado, sendo que emigraram com advento do nazismo, só voltaram Alemanha com o término do guerra.

Os filósofos eram Theodor Adorno, Walter Benjamin, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jurgen Habermas.

A preocupação central do grupo, desenvolver uma crítica do conhecimento filosófico, social e político do capitalismo da época.

Por outro lado, o estudo do marxismo, analisando as origens hegelianas de Marx, na compreensão dos valores individualistas liberais.

A escola de Frankfurt compreendeu o aspecto contraditório da racionalidade científica, em referencia a técnica como fator do desenvolvimento industrial.

Sendo que o homem tornou-se escravo da própria técnica, na esperança que seria o liberalismo econômico e político a filosofia política correta.

Com efeito, a submissão ao caminho tecnológico, levou por outro lado, a massificação da indústria cultural, na criação de regimes totalitários e na defesa da concepção positivista do desenvolvimento.

O papel principal da escola destruir a razão de cognição de instrumento, na formulação da cognição da razão dialética, tendo como proposta superar o liberalismo econômico em defesa do socialismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/03/2018
Reeditado em 12/03/2018
Código do texto: T6276880
Classificação de conteúdo: seguro