Como funciona o sistema eleitoral no Brasil, como votar correto.

Com a mudança do código eleitoral, nos artigos 108 e 109, o que passou a vigorar a partir de 2016.

Portanto, a exigência que os candidatos a deputado federal, estadual ou veriador, tenham individualmente, pelo menos 10% do quociente eleitoral para se elegerem.

Fundamental explicar o que é o quociente eleitoral, em síntese é o cálculo dividido dos votos válidos da eleição proporcional aos partidos, em consonância com a própria votação.

Desse modo, indiretamente não contam votos brancos e nulos em sintonia com o número de cadeiras disponíveis na câmara dos deputados.

Na assembleia legislativa ou na câmara municipal, sendo necessário compreender a equação eleitoral.

Portanto, um deputado bem votado poderá puxar todos aqueles que receberam 10% do quociente eleitoral.

Desse modo, o individuo vota em um determinado deputado, elegendo o referido e também uma dezena de outros do mesmo partido pelo quociente eleitoral.

Assim, poucos são os políticos que elegem por mérito, eles usam de pessoas famosas, para puxarem votos para chegar ao poder político.

Outra explicação importante, o voto de legenda, pois determina o quociente partidário, determinando o número de vagas que o partido político terá direito.

Desse modo, combinados, voto de legenda, com o voto dado particularmente a um deputado, formam a Câmara de deputados.

Com efeito, isso significa de forma indireta, o eleitor ao fazer sua escolha a um determinando político, está também elegendo outros, os quais não gostaria que fossem eleitos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/04/2018
Reeditado em 14/04/2018
Código do texto: T6308321
Classificação de conteúdo: seguro