Foucault: A explicação do livro, Vigiar e Punir.

Em seu livro vigiar e punir Foucault desenvolve a genealogia da explicação do poder, uma análise institucional da política substanciada no Estado enquanto instituição.

Para Foucault o poder tem dois aspectos, negativo e positivo, o poder positivo, é criador produz desenvolvimento em todos os campos.

Entretanto, o poder negativo, está associado a repressão, censura, discriminação, sustenta-se na ideologia liberal de domínio econômico, por meio da política de Estado.

Na verdade o poder produz a realidade, o fundamento positivo, todavia, mascara na mistificação da mesma, ideologizando as explicações cognitivas, epistemologicamente, desse modo, o perigo do poder.

Com efeito, em sua obra em referência, o filósofo desenvolve uma análise epistemológica aplicada a fenomenologia, entendendo a evolução do poder na perspectiva do controle social em defesa do liberalismo econômico.

Desse modo, o poder tem como mecanismo a punição, daqueles que não enquadram nas regras do jogo, de algum modo, desejam a transformação da sociedade política, em uma perspectiva social economicamente, também democrática.

Sendo assim, o poder é autoritário, negativo, tem como finalidade a punição, através de instituições disciplinares, no uso da vigilância institucional, recorrendo por meio do mecanismo jurídico, como sustentação das práticas racionalizadas.

Portanto, o Estado faz uso disciplinar na questão da vigilância o controle constante aplicado na complexidade das relações sociais, o poder se mantém pela ideologização do mesmo através da imposição de comportamentos padronizados.

Para Foucault a eficiência da disciplina se dá no do uso da vigilância, vigiar para punir, enquadrar o sujeito nas ideologizações institucionais, fazendo recorrência aos discursos e práticas supostamente científicas.

Como se as ciências fossem neutras e não ideológicas, sobretudo, na fenomenologia, o caráter subjetivo e ideológico do sujeito.

A produção do conhecimento incerto, parcial, subjetivo, sobretudo, equivocado. Com efeito, o mundo como pós verdade.

Sendo assim, a suposta neutralidade das ciências do espírito, nas normatizações dos comportamentos, apenas uma ideologia de dominação do liberalismo econômico.

Exemplifica, Foucault o caráter ideológico, dado a sexualidade, a não padronização, contrariamente, a homo afetividade como desvio de conduta moral, tão somente uma ideologização religiosa e política.

Portanto, o poder está relacionado com a ideologia do saber, atingindo a pessoa humana em todos aspectos, em relação ao corpo a questão do afeto, nas relações sociais produtivas e os sentimentos.

Com efeito, o poder é complexo está em diversos espaços institucionais, entretanto, tem um único foco vigiar a pessoa e puní-la quando necessário, com objetivo de sustentar a sociedade estabelecida, especificamente, o liberalismo econômico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/04/2018
Código do texto: T6314438
Classificação de conteúdo: seguro