Estereótipos que chateiam

Talvez muita gente não consiga dizer exatamente o que é um estereótipo, mas com certeza todos nós conseguimos identificar um e a ficção vive nos premiando com muitos que nos dão a impressão de que já deram o que tinham de dar, de tão repetitivos e superficiais. Alguns desses estereótipos que já nos cansaram podem ser identificados de longe. O problema deles é o fato de apresentarem apenas um lado do ser humano, nunca mostrando-o como ele realmente é: complexo, cheio de aspectos que compõem o todo da sua personalidade. Vamos citar aqui alguns que não fariam falta.

1- O gay efeminado e a lésbica machona: esses tipos podem ser engraçados, mas apresentam uma visão limitada da sexualidade, ridicularizando uma minoria que já sofre muito na vida real para enfrentar preconceitos. Nem todo homossexual masculino desmunheca e nem toda lésbica faz questão de falar grosso e usar cabelo curto. Muitos gays são extremamente masculinos e há lésbicas femininas e vaidosas.

2- A donzela em perigo: isso já deve ter irritado muitas mulheres e meninas que estão cansadas de se ver retratadas como seres frágeis e indefesos nas novelas, filmes, desenhos e romances. Embora a indústria do entretenimento tenha avançado no sentido de promover protagonistas femininas fortes, ainda vemos mocinhas frágeis e isso chega e enjoar. Além de parecerem de porcelana, elas são irritantes. São insossas, choronas, virginais e indecisas. Sério, nenhuma mulher da vida real é assim ou pode permanecer frágil toda uma vida.

3- O gordo engraçado: podemos perceber que o personagem gordo sempre é desajeitado, só pensa em comer e, se for o amigo do protagonista, precisará da ajuda dessa para aprender a confiar em si mesmo. Ao gordo, costuma ser reservado o papel cômico. Ele é preguiçoso e simpático. Nunca vemos um gordo sério.

4- O mocinho perfeito: ele é perfeito em tudo: bonito, atlético e bom-caráter. Geralmente sempre salva a mocinha e parece não ter nada de errado em seu comportamento. Como é que pode?

Há muitos outros estereótipos que poderiam ser expostos aqui, mas estes são apenas alguns. Entretanto, é bom que a gente passe a vê-los com olho crítico. Nem todo gordo é engraçado e desajeitado e muitas moças detestam ver o sexo feminino sendo retratado como tolo e frágil. Está certo que a ficção não precisa botar toda protagonista sendo uma Xena ou Mulher-Maravilha. Mas com certeza as mulheres não querem se ver como tão dependentes e passivas.

Estereótipos nunca mostram um ser humano como ele realmente é.