O CASAMENTO DO PRÍNCIPE E A CATARSE MIDÍATICA - POR TELÊMACO MARRACE

Quando um Príncipe, Rei, Jogador de Futebol, Cantor ou Ator tem um casório, ou ditas celebridades, fazem qualquer evento, por que será o fascínio do povo? Redes de TV e outros meios???

Muitas vezes, isso é totalmente natural. Estou lendo " Uma Breve História da Humanidade" , de Yuval Noah Harari, onde nos mostra que os primatas, essencialmente são criaturas sociais, e todos nós, nessa caminhada evolutiva, temos a continuidade da vida em um ambiente onde a atenção aos nossos semelhantes que desfrutam de exposição do chamado "status social", estão no topo.

Essas celebridades, eleitas por nós humanos, tem um apoio massacrante da nova cultura midiática e da tecnologia, onde, hodiernamente, tudo está em todo lugar e a qualquer hora, numa espécie de "self service"!

Nos livros de James Houran, sobre psicologia, ele afirma que em nossa sociedade, esses ícones são como as drogas!

Daí não fica dificil, entender multidões num casamento de um Príncipe, pois enxergam na vida dessas celebridades “um apoio fácil”, uma "muleta psicológica", muitos nesse momento, vivem uma catarse, uma fuga da realidade!

É recente na história da humanidade, com o advento da tecnologia e das redes sociais as pessoas estarem se alimentando constantemente dessas coisas que não mudam nada de concreto na vida cotidiana. Em tempos outrora, esses eventos tinham influência maior para os governados, em caso de Reis e Rainhas e seus casamentos arranjados! Em muitos países a servidão hoje é velada, mas não na quantidade existente em momentos pretéritos!

Não existe nada de diferente no casamento do " Quitandeiro" da sua esquina, com o casamento do Príncipe, a não ser o glamour e as raízes do luxo fascinante que nasce de humanos que elegem humanos como seus senhores! É como o "ópio" religioso!

Muitas pessoas pesquisam e olham os monarcas para copiá-los socialmente ou em questões de moda. Isso acontece igualmente com artistas e toda a casta de celebridades, que são produtos midiáticos e não propriamente por seus feitos!

Se volverem seus olhos para as sociedades menos modernas, onde sabemos que os bens materiais são escassos, ainda assim, existirá certa hierarquia de status , nessas culturas!

Aconselho a leitura de Daniel Kruger, pois verão que outros primatas também mantêm um olho nos indivíduos dominantes do grupo! É inerente à espécie!

Em seus livros, ele afirma que na nossa natureza existem razões diferentes para isso:

- A vontade de você poder aprender o que as pessoas de alto status fazem, e se tornar uma delas; e também por um outro olhar, que é basicamente político, porque somos animais políticos!

Então, em graus evolutivos, o ideal é se aproximar e ter como exemplo os que mudam ou mudaram o mundo, ou contribuem de certa forma para a verdadeira arte, ciências, tecnologia, educação! Observar celebridades e tê-los como ícones é inerente à natureza do primata, mas " filtrar" é exercício de inteligência!

No casamento do Principe , há uma platéia de " princesas" esperando um milagre no mundo dos " sapos"! É uma catarse que a mídia lhes concede para " purificar" suas almas! Viva Freud, que estudou Aristóteles!!!

Telêmaco Marrace©