Como entender o pensamento de Foucault.
Michel Foucaul.
Exuberante filósofo francês .
Formulou as bases do pensamento pós contemporâneo .
Denominado como mundo da pós verdade.
Profundamente influenciado por Marx e Nietzsche.
Como também pela filosofia estruturalista.
Posteriormente, superando pelo menos em parte.
Pensamento criativo e extremamente original.
Criador de uma análise original sistêmica.
Formulou uma nova epistemologização da realidade.
O entendimento do discurso proposto por Foucault.
Simplesmente fascinante.
Foucault propõe uma nova perspectiva epistemológica.
As ciências do espírito.
Em uma análise verdadeiramente crítica da cultura.
Superando a noção antiga do sujeito hermenêutico.
Determinando a nova análise a respeito da teoria do conhecimento.
Seu ponto de partida a episteme.
A própria natureza do saber.
Sua hermenêutica fundamenta-se em uma rede de significados.
As diversidades ideológicas.
Entretanto, o caráter do conhecimento é subjetivo.
Negando o sujeito epistemológico objetivo da materialidade.
Destruindo a cognição como aparelho perfeito do saber.
Em sua obra Arqueologia do Saber.
Análise do discurso epistemológico.
Mostra como as proposições construídas negam o sujeito objetivo.
Sendo a linguagem um instrumento de dominação.
O sujeito não está empenhado na construção da verdade.
Entretanto, na instrumentação da cultura como fundamentação do poder.
Em defesa da sociedade produtiva.
Sendo o discurso falácias oportunistas.
Em sua obra As palavras e as coisas.
No entendimento da realidade.
Como compreender o momento histórico.
Epistemologicamente.
O homem um produto histórico da memória instrumentalizada.
Profundamente reificada justicadora das formas de domínios.
Sendo a principal forma de domínio o econômico.
Motivo pelo qual critica o liberalismo econômico.
Entretanto, mostra que o homem é produto da arqueologia.
A sua cognição inventada substanciada na linguagem ideologizada.
Posteriormente, influenciado por Nietzsche.
Desenvolveu o seu método analítico.
Entendido como genealogia.
Conceito introduzido em sua obra Vigiar e Punir.
Sendo a genealogia um conceito histórico do poder.
O referido como explicação da produção dos saberes.
A instrumentalização dos referidos.
Nesse aspecto o discurso passa ser refletido.
A partir exatamente das condições políticas.
Do mesmo modo a hermenêutica do sujeito.
Como metodologia do entendimento.
Sua exegese condicionada a subjetividade e as multiplicidades das análises.
O poder contudo, deve ser entendido de forma difusa.
Todavia, articulado.
Está em todos os lugares como sustentação do Estado.
Objetivando a produçao das riquezas e não a justiça social.
Tipicamente da filosofia do liberalismo econômico .
Hoje o neoliberalismo.
Sua magnífica obra Microfísica do poder.
O que Foucault deseja realmente refletir.
Mostrar o funcionamento ideológico das instituições.
A não substancialidade da realidade.
Como a idelogia funciona como suposta verdade.
Quando é tão somente uma ideologia.
Não há existência de verdade.
Pela compreensão epistemológica do novo sujeito.
A realidade Fundamentada no preceito.
Como se o sujeito cognitivo fosse capaz de compreender a realidade.
Tal qual como ela é.
De tal modo sua negativa, a inexistência da cognição pura.
Todo saber é relativo, ideológico, framentado, indeterminado.
Sendo que na realidade praxiológica o que existe mesmo.
Tão somente as interpretações hermenêuticas .
Edjar Dias de Vasconcelos