Como entender o pensamento de Foucault.

Michel Foucaul.

Exuberante filósofo francês .

Formulou as bases do pensamento pós contemporâneo .

Denominado como mundo da pós verdade.

Profundamente influenciado por Marx e Nietzsche.

Como também pela filosofia estruturalista.

Posteriormente, superando pelo menos em parte.

Pensamento criativo e extremamente original.

Criador de uma análise original sistêmica.

Formulou uma nova epistemologização da realidade.

O entendimento do discurso proposto por Foucault.

Simplesmente fascinante.

Foucault propõe uma nova perspectiva epistemológica.

As ciências do espírito.

Em uma análise verdadeiramente crítica da cultura.

Superando a noção antiga do sujeito hermenêutico.

Determinando a nova análise a respeito da teoria do conhecimento.

Seu ponto de partida a episteme.

A própria natureza do saber.

Sua hermenêutica fundamenta-se em uma rede de significados.

As diversidades ideológicas.

Entretanto, o caráter do conhecimento é subjetivo.

Negando o sujeito epistemológico objetivo da materialidade.

Destruindo a cognição como aparelho perfeito do saber.

Em sua obra Arqueologia do Saber.

Análise do discurso epistemológico.

Mostra como as proposições construídas negam o sujeito objetivo.

Sendo a linguagem um instrumento de dominação.

O sujeito não está empenhado na construção da verdade.

Entretanto, na instrumentação da cultura como fundamentação do poder.

Em defesa da sociedade produtiva.

Sendo o discurso falácias oportunistas.

Em sua obra As palavras e as coisas.

No entendimento da realidade.

Como compreender o momento histórico.

Epistemologicamente.

O homem um produto histórico da memória instrumentalizada.

Profundamente reificada justicadora das formas de domínios.

Sendo a principal forma de domínio o econômico.

Motivo pelo qual critica o liberalismo econômico.

Entretanto, mostra que o homem é produto da arqueologia.

A sua cognição inventada substanciada na linguagem ideologizada.

Posteriormente, influenciado por Nietzsche.

Desenvolveu o seu método analítico.

Entendido como genealogia.

Conceito introduzido em sua obra Vigiar e Punir.

Sendo a genealogia um conceito histórico do poder.

O referido como explicação da produção dos saberes.

A instrumentalização dos referidos.

Nesse aspecto o discurso passa ser refletido.

A partir exatamente das condições políticas.

Do mesmo modo a hermenêutica do sujeito.

Como metodologia do entendimento.

Sua exegese condicionada a subjetividade e as multiplicidades das análises.

O poder contudo, deve ser entendido de forma difusa.

Todavia, articulado.

Está em todos os lugares como sustentação do Estado.

Objetivando a produçao das riquezas e não a justiça social.

Tipicamente da filosofia do liberalismo econômico .

Hoje o neoliberalismo.

Sua magnífica obra Microfísica do poder.

O que Foucault deseja realmente refletir.

Mostrar o funcionamento ideológico das instituições.

A não substancialidade da realidade.

Como a idelogia funciona como suposta verdade.

Quando é tão somente uma ideologia.

Não há existência de verdade.

Pela compreensão epistemológica do novo sujeito.

A realidade Fundamentada no preceito.

Como se o sujeito cognitivo fosse capaz de compreender a realidade.

Tal qual como ela é.

De tal modo sua negativa, a inexistência da cognição pura.

Todo saber é relativo, ideológico, framentado, indeterminado.

Sendo que na realidade praxiológica o que existe mesmo.

Tão somente as interpretações hermenêuticas .

Edjar Dias de Vasconcelos

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 27/05/2018
Reeditado em 27/05/2018
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