Entendendo a Dialética do Empoderamento

A Dialética do Empoderamento se baseia no Princípio das Verdades Supremas de Karl Marx.

Essas verdades são eternas e se bastam a si mesmas, não carecendo de comprovações externas.

Assim, Karl Marx elaborou duas leis fundamentais:

lei número 1 - as sociedades estão divididas em duas classes que são antagônicas e estão sempre em conflito: a burguesia e o proletariado ou os opressores e os oprimidos ou ainda, o mal e o bem, que representam o Capital e os Trabalhadores;

lei número 2 - os trabalhadores conscientizados e organizados travarão uma batalha final contra o Capital e pelas suas mãos este será substituído definitivamente pelo Socialismo, terminando assim com as injustiças nas sociedades.

Com base nessas premissas, a Dialética do Empoderamento suprimiu a tese e a antítese e estabelece de imediato o resultado ou síntese, porque tudo que contraria o Princípio das Verdades Supremas é falso.

Podemos dizer que a Dialética do Empoderamento é uma evolução da dialética de Sócrates, Aristóteles, Kant e Hegel e trouxe uma simplificação muito grande no entendimento e aperfeiçoamento das relações humanas.

Para melhor entendimento, vejamos um exemplo prático de sua aplicação: Aticleison é um homem pobre e roubou um celular. Como a Sociedade deve agir com relação a ele?

Vejamos:

- sendo pobre, obviamente ele faz parte da classe dos oprimidos;

- se ele num momento de grande necessidade de suprir a carência de um celular, o roubou, ele o fez porque a classe opressora não propiciou a ele um ambiente físico, cultural e emocional adequado;

- roubando o celular ele apenas respondeu a um estímulo criado pela classe opressora;

- portanto, a sociedade não pode responsabilizá-lo por esse ato, porque ela é a culpada pela situação. Aticleison é vítima da opressão.

Este é apenas um exemplo de como a Dialética do Empoderamento pode contribuir para tornar o Mundo um lugar mais justo e agradável de se viver.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 28/05/2018
Código do texto: T6348550
Classificação de conteúdo: seguro