Mistérios de Sailor Moon: o Castelo de Magellan

MISTÉRIOS DE SAILOR MOON: O CASTELO DE MAGELLAN
Miguel Carqueija


Como sabem os “moonies”, a desenhista japonesa Naoko Takeushi (mangaká, isto é, criadora de mangás), tinha pouco mais de vinte anos quando começou a trabalhar no universo ficcional de Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca. Takeushi já era uma premiada mangaká em 1991, quando, no início daquele ano, criou a personagem Aino Minako, a Sailor Vênus, para uma série de aventuras que precederiam as de Sailor Moon. Vênus seria uma espécie de precursora que abriria o caminho para a Princesa da Lua. Assim surgiu o mangá “Codename Sailor V”, antecipando-se de um ano a “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon). Vênus, inicialmente chamada Sailor V, e que ocultava o rosto numa máscara, aparecia como uma guerreira solitária, combatendo no Japão e fora dele a misteriosa Agência das Trevas, comandada por algum inimigo não humano.
Este universo das “sailors” (sailor senshi, mistura de inglês e japonês, quer dizer marinheira-guerreira) envolve reencarnação provavelmente de tipo xintoísta, e a origem de Minako é obscura. Morando em Tóquio com os pais, e com apenas 13 anos, Minako se destacava no colégio por seus dotes esportivos, mas fora isso era má estudante, dorminhoca (chegava a dormir na sala de aula), namoradeira e dispersiva. Um dia porém é abordada por um gato branco falante, portador de um sinal de meia-lua na testa, o Artêmis. Ele simplesmente revela ser Minako uma guerreira mística de um passado distante, que morava no Castelo de Magellan, que tinha uma estranha forma de losango e gravitava em torno do planeta Vênus. Magellan (Magalhães) é o nome de uma sonda que a NASA enviou a Vênus em 4 de maio de 1989 e lá chegou em 10 de agosto de 1990 e que deve ter inspirado Naoko.
Aqui surge um enigma. Sailor Vênus acabou se integrando na equipe de Sailor Moon (formada também pelas sailors Mercúrio, Júpiter e Marte) e depois se revelou que as quatro (Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio) haviam sido, milhares de anos atrás, as guardiães da Princesa da Lua no Castelo Lunar, no reino místico conhecido como o Milênio de Prata da Lua.
Ora bem, Vênus em sua origem morava no Castelo Lunar ou no Castelo de Magellan?
Naoko Takeushi oferece poucas pistas de sua esfuziante personagem. Felizmente, no final do mangá (porque nos animes de Sailor Moon, salvo engano, nada se fala) “Codename Sailor V”, o vilão Danburine faz algumas revelações. Havia população em Vênus, mas Minako era uma líder guerreira que morava em Magellan; porém, em cumprimento de uma missão, foi para a Lua, planeta que na época chefiava o Sistema Solar e emitia uma grande luminosidade. Minako, portanto, teria deixado Magellan para servir a Rainha Serenity e ajudar a cuidar da princesa que ainda era um bebê, e que não detinha poderes de sailor (as sailors, algo como intermediárias entre humanos e anjos, seriam guardiães do universo físico). É por isso que, ao renascer na Terra moderna, milênios após a destruição do Reino Lunar, Minako descobre um dia porque todas as suas tentativas de namoro não se concretizavam: porque no passado remoto ela jurara dedicar a sua vida a uma pessoa, e essa pessoa era a Princesa da Lua, a futura Sailor Moon. O mesmo voto das outras três: as quatro guardiães eternas da Princesa Serenity ou Selene (a Serena da versão ocidental do animê).
Protegida pelo poder de Vênus, representado por uma cruz encimada por um halo luminoso (algo muito simbólico), Minako Aino é uma personagem icônica, dentro do complexo universo ficcional de fantasia criado por Naoko Takeushi, mas a sua origem no Castelo de Magellan permanece na obscuridade, sendo pouquíssimas as informações fornecidas por Naoko Takeushi.
O que teria acontecido com o Castelo de Magellan após ser abandonado por sua dona? Estaria até hoje orbitando em torno de Vênus?
Eis aí um detalhe que merecia ser mais explorado na saga.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2018.