NELSON MANDELA, O PRESIDENTE QUE UNIU A SUA NAÇÃO E O SEU POVO EM PRETO E BRANCO

NÉLSON MANDELA

Há cem anos, nascia Ralihlahla Dalibhunga Mandela, que passou a ser conhecido por Nélson Mandela, nome dado por uma professora da escola infantil.

Em 18 de julho de 1918, o mundo contava com aquele que se tornaria o líder político africano que lutaria contra o apartheid e se tornaria o primeiro presidente negro da África do Sul.

Pertencente a tribo Thembu, onde a sua família era de grande influência social, Mandela partiria para Joanesburgo com o objetivo de cursar Direito na Universidade de Fort Hare, a primeira a ofertar cursos a negros.

Tornou-se líder estudantil, indo para a Universidade da África do Sul, onde sofreu grande opressão e se tornou um dos principais membros do movimento contra o apartheid e, em 1955 fez parte da divulgação da “Carta da Liberdade”, defendendo a igualdade para todos.

Mais tarde, em 1960, após o massacre de Sharpeville, quando morreram 69 negros e tiveram perto de 180 feridos, Mandela que era pacifista, passou à luta armada e tornou-se o comandante da CNA (Congresso Nacional Africano).

Foi preso e condenado inicialmente a 5 anos de prisão em agosto de 1962. Fugiu em 1964 e, assim foi condenado à prisão perpétua sob a acusação de conspiração contra o regime.

Passou vinte e sete anos preso, sem contudo, jamais colocar ódio ou vingança em seus discursos, seu combate era por um mundo melhor.

Seu número de prisioneiro: 46664 e sua pena foi alvo sempre de negociações pelas pressões sociais.

Em 11 de fevereiro de 1990, foi solto graças a persistência da CNA para libertar Mandela. Em maio de 1994, tornou-se o primeiro Presidente negro da África do Sul e com o seu mandato poderia insultar o povo branco do seu país, o que não ocorreu, governou sua nação com competência, honra e lealdade, fazendo jus então a receber inúmeros prêmios em algumas nações importantes do planeta, como a Ordem de St John, da rainha Isabel II; a Medalha da Liberdade, de George Bush e o prêmio Nobel da Paz, em 1993.

Faleceu em 05 de dezembro de 2013, deixando o mundo com o sonho de que um dia “Todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitas para viverem como irmãos”.

Fonte: www.revistaestante.fnac.pt/nelson-mandela-vida-cheia-livros.

Observação: ouçam a canção Mandela day, do Simple Minds.

DEUS É BOM !!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 18/07/2018
Código do texto: T6393849
Classificação de conteúdo: seguro