Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MUSEU DA ESCRITA

Hoje visitei um lugar maravilhoso e preciso dividir meu fascínio com vocês: o Museu da Escrita! Muito emocionante estar ali, entre máquinas e mobiliários antigos. Voltei no tempo da forma mais linda!

O Museu é composto por máquinas de escrever (algumas dos finais do século XIX); coleções de Bíblias em vários idiomas; réplica de documentos do antigo Egito escritos em papiros; réplica da Esfinge (cabeça de homem e corpo de leão); bustos de faraós; material relacionado com a escrita em Braille e com a língua de sinais; tinteiros; penas de molhar; canetas tinteiros (réplicas das mais famosas); grampeadores e perfuradores de papel etc.

Compõe também o acervo do Museu mobiliário antigo relacionado à escrita, como escrivaninhas, carteira escolar, bureau para máquina de escrever e armário em madeira para arquivo. Aqui, um parêntese: não fosse o Museu da Escrita eu morreria sem saber que “bureau” é “birô”. Eu falava francês faz tempo e nem sabia! Fiquei repetindo “birô” com direito a biquinho. Passada!

Manuscritos feitos por monges copistas da Idade Média e um livro enorme escrito inteirinho com a mesma caligrafia são peças que se destacam, além de uma coleção de títulos de eleitor. E também uma galeria com fotos e biografias de escritores da língua portuguesa (Machado de Assis e Cecília Meireles estão lá, claro!).

Difícil dizer o que mais me encantou naquele lugar, mas fiquei deslumbrada com a “Sala da Professora”, espaço que simula uma sala de aula antiga, onde estão expostos objetos pessoais da professora sobralense que atuou nos anos cinquenta, Maria Isaurita Gomes Morais. Dentre os objetos podemos ver seu Diploma, fotos, artigos religiosos e outros objetos relacionados ao ensino de Sobral da época.

O Museu foi idealizado por José Luís Gomes Morais, filho da professora homenageada, a quem agradeço e parabenizo pela ideia genial que reúne informação, cultura e entretenimento numa só programação.

Vale a pena visitar o Museu!

Endereço: Rua Dr. Walder Studart, 56, Dionísio Torres - Fortaleza-CE.
(entorno das Av. Antônio Sales e ruas Tibúrcio Cavalcante e Joaquim Nabuco).
Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 24/07/2018
Código do texto: T6398652
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Celça
Fortaleza - Ceará - Brasil, 42 anos
511 textos (34376 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/18 19:54)
Maria Celça