A escola e o conhecimento, fundamentos epistemológicos e políticos: matéria para prova de mérito, SP 2018.

Mario Sérgio Cortella.

Tese de doutorado orientado por Paulo Freire.

O livro tem quatro capítulos.

Sendo a tese fundamental.

O conhecimento é uma construção cultural.

Histórico e epistemológico.

A escola tem comprometimento político, do mesmo modo, as ações pedagógicas.

Sendo que o conhecimento precisa compreendido, escolhido recriado e transmitido.

Qual o objetivo da tese, analisar o conhecimento dentro da escola, fundamentado politicamente, com sustentação epistemológica.

A educação é uma apropriação cultural, como instrumento subsidiado aos educadores.

No entendimento da realidade concreta, objetivando sua transformação social e política.

Repensando a teoria e a prática.

As reflexões são destinadas a todos os que atuam no cotidiano na escola, no repensar teórico das ações transformadoras.

O conhecimento estabelece os fundamentos antropológicos filosóficos, nos quais reflete a prática humana, por meio da ação pedagógica.

No entendimento da realidade, como produto cultural, fundamental a transformação das relações sociais.

No capitulo 2, em referência conhecimento e verdade, a ideia da descoberta na formulação da teoria enquanto prática.

A necessidade de fazer uma certa arqueologia, procurando articular o epistemológico e o político na fundamentação da prática transformadora.

O contexto gerador politicamente na elaboração da verdade como descoberta na construção cultural.

No terceiro capítulo, na escola a construção do conhecimento, enfatiza a relação dialética do conhecimento com a produção histórica.

A necessidade da ruptura com todas as formas míticas do pensamento praxiológico, no entendimento da realidade objetiva, buscando as transformações sociais.

No último capítulo, a relação da epistemologia com a política, escola e sociedade, objetivando as grandes mudanças, construindo a epistemologia como grande instrumento de transformação.

Em síntese a liberdade epistemológica na substancialidade dos fundamentos culturais.

Sendo a grande finalidade pedagógica a construção de sociedades igualitárias.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/08/2018
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6411348
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