Políticas docentes no Brasil: um estado da arte, prova de mérito SP 2018.
BERNARDETE ANGELINA GATTI, ELBA SIQUEIRA DE SÁ BARRETTO, MARLI ELIZA DALMAZO DE AFONSO ANDRÉ.
BRASÍLIA: UNESCO, 2011, 300 p
A valorização da figura docente.
No novo Plano Nacional de Educaçao do Brasil.
2011-2020.
Em defesa da qualidade do ensino, livro mostra através do mapeamento analisando as políticas docentes.
Em diferentes âmbitos.
Federação, Estado e Município.
A formação inicial e continuada para a carreira dos decentes.
Como avaliar os professores.
Subsídios oferecido ao trabalho.
Portanto, a verificação das políticas educacionais.
Seus pressupostos e diversidades.
Objetivando a equalização das oportunidades.
As condições do trabalho.
A qualidade da educação oferecida.
Por meio das escolas públicas aos alunos.
O livro resultado de pesquisa abrangente, formulado em parceria.
Unesco e Ministério da Educação.
Com aprovação do Conselho da Educação.
União nacional dos dirigentes muncipais.
Undime.
Fontes de coleta, políticas em função dos docentes.
O grande objetivo, esclarecer os aspectos fundamentais a formação continuada.
Dos docentes em exercício em referencia a educação.
Valorizando as práticas pedagógicas.
Representação regional.
Relevância da inovação e sua abrangência .
As propostas curriculares.
Verificação com o trabalho docente.
Além do estudo da formação continuada, as diversidades, alfabetização e inclusão.
O amparo das políticas educacionais.
A formação do trabalho docente.
O entendimento do contexto social, a compreensão dos movimentos sociais.
Análise da política educacional e o seu financiamento.
As condições do exercício pedagógico.
A perspectiva de um sistema nacional de educação.
Objetivando o plano nacional de formação dos professores.
A defesa da licenciatura para os docentes.
Os diversos programas articulados nos três níveis do poder educacional.
Federação, Estado e Municipio.
As instituições formadoras.
A formação do curso superior.
Diversos programas destinados a formação continuada, a rede nacional de formação contínua.
Redução das desigualdades educativas.
A superação das dificuldades, a expansão educativa, o diagnostico da aprendizagem.
Abrangencia do currículo .
O exercício da autonomia .
A necessidade de avaliação dos processos de implementação.
O conjunto das ações postas em diversas práticas.
Edjar Dias de Vasconcelos.