Construtismo e genética em Piaget: matéria prova de mérito SP 2018.

Como surge e evolui o conhecimento em Piaget.

No campo da psicologia da educação.

Piaget sua formação inicial em biologia.

Considerou impossivel separar crescimento orgânico biológico,

do processo do desenvolvimento psicológico cognitivo da criança.

Isso levou seu interesse pela epistemologia genética do desenvolvimento.

Na formulação epistemológica da teoria do conhecimento.

Piaget estabeleceu uma divisão por estágio cognitivo em que todo ser humano passa.

No desenvolvimento do processo de cognição.

Estagio sensorio motor, 0 a 2 anos.

Estagio pre operatório, 2 a 7 anos

Estagio operatório concreto, 7 a 11

Estágio operatório formal, a partir dos 12 anos.

Nesse momento atinge o desenvolvimento do conhecimento formal abstrato.

Não se pode entender que uma pessoa resolva problemas.

Sem que antes esteja preparada para o próprio entendimento.

Não se pode exigir o conhecimento sem evolução fisiológica e psicológica.

Sem que antes tenha desenvolvido estrutura genética fundamental.

A cognição, indispensável a maturação ao tempo necessário as fases do desenvolvimento contínuo.

Sendo o crescimento da aprendizagem sempre desigual e sofrendo variações.

Apredizagem acontece com o desiquilíbrio entre o sujeito e novo objeto.

A relação do novo com o sujeito já estabelecido.

O mundo a priori antes construido.

A importância da assimilação e incorporação do novo as ideias já estabelecidas.

Acomodação cognitiva, significa a modificação dos esquemas anteriores para aceitar a nova realidade.

Por último equilíbrio, a nova realidade já aceita, entendida epistemologicamente determinada, adaptação ao ambiente.

O conhecimento sempre provocado pela teoria da necessidade.

A relação da cognição desenvolvida, ao meio e o novo objeto.

Sendo o aluno sempre o sujeito cognitivo da formulação.

A defesa da ação ativa.

Sendo a criança não apenas aceitação passiva.

Atividade provocada pela necessidade cognitiva.

Aluno é visto como sujeito não indiferente a realidade.

Para receber e construir o conhecimento.

A criança ela própria elabora o seu saber.

Importante a interação, considerando a cada estágio

a educação deve ser orientada para autonomia.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 15/08/2018
Reeditado em 15/08/2018
Código do texto: T6420270
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