CLODOVIL HERNANDES X JAIR BOLSONARO
            Em 17-06-2008 foi registrado um pronunciamento do deputado Clodovil Hernandes, reconhecido homossexual, na Câmara dos Deputados, sendo na sequencia aparteado pelo deputado Jair Messias Bolsonaro. Assistindo a esse aparte, podemos avaliar o quanto foi equivocado a acusação de homofóbico pelo ator inglês Stephen Fry, conforme a publicação do texto do dia anterior. Vejamos na íntegra o trecho que nos interessa.
            CH - E é com os olhos voltados para Deus, que é a Natureza em quem confio e acredito, que encerro agora meu pronunciamento neste grande expediente, com um belíssimo poema que diz o seguinte: “Existe prazer nas matas densas, existe êxtase nas costas desertas, existe convivência sem que haja intromissão; o mar profundo é música em seu ruído; ao homem não amo tanto, porém muito à Natureza. É isso que eu tinha a dizer, na verdade, que tinha a ler.
            JB – Deputado, me permite um aparte?
            CH – Pois não.
            JB – É comum também nessa casa, quando o parlamentar ocupa o grande expediente, dele trazer um grupo de parlamentares para aparteá-lo. Na maioria das vezes, “cartas marcadas”. Chegou aqui um grupo de jovens na faixa etária dos 10 anos, como eu tenho um filho dessa idade. A sua pureza se assemelha a dessas crianças. Se o Parlamento tivesse a pureza de alma que vossa Excelência tem, que confessa publicamente que não tem conhecimento suficiente para debater aqui temas que muitas vezes não debatem pensando no Brasil, mas pensando em causa própria, o Brasil estaria muito melhor. E eu não deveria deixar passar em branco o pronunciamento de V. Excelência, que há uma certa discriminação, sim, em apartear Vossa Excelência. Alguns tem vergonha ou simplesmente fazem algumas piadinhas, mas eu respeito a sua pureza, a sua inocência. Sou diferente de Vossa Excelência em muitas coisas, mas na Natureza penso como Vossa Excelência. E o Brasil, e este congresso, mostraria força em poder mudar nosso país, se agisse mais com inocência, com pureza, com alma de criança, do que com alma de velhas raposas, astutas, sempre pensando em se perpetuar no poder. Parabéns a Vossa Excelência, espero que continue assim no futuro, assim, eu quero dizer, pois numa reeleição para quem é puro e honesto é muito mais difícil do que para quem é impuro, quem é desonesto. Muito obrigado.
            Podemos observar que o conteúdo do pensamento do deputado Bolsonaro não tem nenhum traço de homofobia, pelo contrário. Chega a criticar os seus colegas por discriminar as ações do deputado homossexual no Parlamento. Também critica a postura desonesta dos seus colegas, em detrimento dos interesses do Brasil. Tem certa semelhança com as críticas que Jesus fazia aos sacerdotes do Templo que não agiam sintonizados com a vontade do Pai, e sim dos seus próprios interesses. Daí ter havido toda uma conspiração que levou o Cristo à crucificação. Pois é o mesmo que tentam fazer com o candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro. Resta a nós, que não estamos mancomunados com as iniquidades de quem mantem o poder e ter a consciência livre para reconhecer quem está do lado da verdade.