As instituições e a ferrugem

As instituições e a ferrugem

Na percepção de um sertanejo simplório como este que aqui expressa o seu pensar, as instituições entram em colapso quando passam para a sociedade em que estão inseridas a sensação de que, ou não funcionam como esta sociedade espera, ou são injustas, (na visão e percepção da maioria dos membros desta dada sociedade) em seu modo de funcionamento, que se notabiliza por privilégios e mimos aos seus pares, num distanciamento patológico do restante do corpo social.

É um processo lento e progressivo, que costuma levar décadas para que, no caso das nações, o seu efeito se torne insuportável.

Para mim, o caso mais emblemático é a corrosão do Czarismo na Rússia, um processo que levou séculos para que houvesse a ruptura com um sistema corrupto, repressivo e escravocrata, com as consequências posteriores (a instauração de um outro regime repressivo e truculento para preencher o vácuo que se formou) que hoje todos nós conhecemos.

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 18/10/2018
Código do texto: T6479560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.