O novo cúrriculo e a nova organização do ensino médio no Brasil a partir de 2019.

A nova organização do ensino médio no Brasil, o currículo sofreu a seguinte divisão.

Com obrigatoriedade apenas português e matemática, nos três últimos anos.

As demais disciplinas serão diluídas e ensinadas em grandes áreas do conhecimento.

Divididas basicamente em duas: ciências humanas e da natureza, sendo que as disciplinas serão trabalhadas de forma interdisciplinar.

Cada campo terá sua metodologia própria, no uso da hermenêutica campo das ciências humanas, como o método fenomenológico.

Ciências da natureza, método indutivo empírico lógico, campo da experimentação.

Foi determinado que as diversas ciências poderão se concentrar em um único ano, do mesmo modo, em dois ou três.

Portanto, dependerá de como a escola decidir organizar pedagogicamente.

Sendo que o currículo obedecerá a seguinte divisão, subdividida por áreas.

Linguagens e suas tecnologias.

Matemática e suas tecnologias.

Ciências da natureza e suas tecnologias.

Ciências humanas e sociais aplicadas.

Formação técnica e profissional.

Os sistemas de ensino, as redes e as escolas ficarão responsáveis por definir seus currículos e propostas pedagógicas.

O novo currículo tem como finalidade romper com a centralidade das disciplinas, substituí-las por aspectos mais globalizadores e que abranjam a complexidade das relações existentes entre os ramos da ciência no mundo real.

O novo currículo não exclui necessariamente as disciplinas, com suas especificidades e saberes constituídos cientificamente, apenas dilui. Todavia, poderá diminuir a carga horária.

Por outro lado, haverá o fortalecimento das relações interdisciplinares, em cada campo específico, acabando com a figura do professor de domínio próprio, específico de cada disciplina.

Não haverá o estudo específico de uma disciplina, o professor pode tratar um assunto de história e filosofia ao mesmo tempo, do mesmo modo, matemática e biologia, assim, consecutivamente.

Portanto, os conhecimentos serão conjugados, sendo a organização curricular, o novo currículo, exigirá a figura do novo professor, nova prática pedagógica.

Com efeito, O que deve ser refletido o fortalecimento das relações entre as disciplinas interdisciplinares, e a contextualização pedagógica cotidiana.

Importante ressaltar que o novo currículo será implantando aos poucos a partir de 2019.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/12/2018
Reeditado em 10/12/2018
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