Mistérios de Sailor Moon: que fim levou Hikaru?

MISTÉRIOS DE SAILOR MOON: QUE FIM LEVOU HIKARU?
Miguel Carqueija

Como sabem os “moonies” a história de Sailor Moon começa antes de Sailor Moon, ou seja, com Sailor Vênus. Foi em 1991 que a jovem e linda desenhista japonesa Naoko Takeushi lançou o mangá “Codename Sailor V” onde pontificava uma graciosa e estouvada super-heroína adolescente, Aino Minako, a Sailor Vênus — a guerreira mística vestida em roupa de marinheira e que depois iria se incorporar na equipe de Sailor Moon.
Sailor Vênus, também conhecida como Sailor V, rendeu três volumes em mangá (posteriormente reduzidos para dois, engrossados) que nunca foram adaptados em animê. Usagi Tsukino, a futura Sailor Moon, aparece de passagem.
Naoko simplesmente abandonou diversos personagens do mangá original ao produzir o mangá de Sailor Moon. Minako, ao se unir a Sailor Moon, deixou para trás seu passado, com excessão do gato Artêmis.
A primeira aparição de Hikaru (nome que pode ser traduzido por brilho ou luz) foi na quarta página do primeiro episódio, “Nasce a Sailor V!”. A própria Minako explica: “Essa é a Hikaru, da minha classe. Somos amigas desde o primário!” (estavam então ambas no primeiro ano ginasial). Hikaru, bonita e de cabelos escuros, lembra um pouco a Ami Mizuno (Sailor Mercúrio) e como Minako, devia ter 13 anos. Aliás não deve ser confundida com a Hikaru Shidou da CLAMP, uma das “Guerreiras Mágicas de Rayearth” e que surgiu mais tarde, em 1993. A última aparição de Hikaru ocorre no capítulo 15, “Uma nova partida – primeira parte”; ao todo são 16 capítulos.
Hikaru era uma figura inocente que só conhecia a identidade normal da sua colega de classe Aino Minako. Ela equivale à Naru, a melhor amiga de Usagi, a Sailor Moon — e ao longo do mangá “Codename Sailor V” a Hikaru sempre aparece como amiga e colega fiel de Minako, sem saber que Minako se transforma na super-heroína Sailor V.
Que fim levou a meiga Hikaru, que foi completamente esquecida no mangá e nos desenhos de Sailor Moon?

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2018.


(imagem de Sailor Vênus, guerreira do Amor e da Justiça)