Não há docência sem discência, pedagogia da autonomia, prova para supervisão de ensino, SP 2019.

Que entenda a metáfora.

Desse modo, sistematizou Paulo Freire.

Epistemologicamente.

Ensinar não é transferir conhecimentos e conteudos.

Muito menos formar uma ação sistemática cognitiva, através da qual o sujeito é criador do próprio ensino.

Com efeito, ensinar não é formatar o espírito indeciso, alienando o desenvolvimento do entendimento.

Portanto, negando a cognição crítica do aluno.

Não há aprendizagem sem interação entre professor e aluno.

A cognição não pode ser acomodada alienada não compreendendo a realidade.

Refere especificamente ao mundo político.

Desse modo, o mecanismo da aprendizagem efetiva-se em uma relação mútua.

Entre a docência e discência.

A mais perfeita dialética, quem ensina também aprende.

Da mesma forma, quem aprende ensina.

No desenvolvimento cognitivo da aprendizagem, todos são sujeitos.

Apesar das diferenças, ninguém pode se reduzir a ser objeto.

A mais perfeita complementariedade.

Na dialeticidade do saber.

Portanto, quem ensina aprende ensinar, ao aprender ensinar aprende aprender.

Do mesmo modo, no mesmo mecanismo.

Quem aprende, aprende também a ensinar.

Alunos e professores ambos sujeitos da transformação.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 19/03/2019
Reeditado em 19/03/2019
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