Machado de Assis

     Machado, no meu humilde modo de ver e pensar, ainda é uma incógnita, algo oculto no pensamento do intelectualismo mundial, que busca através de estudos desvendar sua obra e condição social em que viveu – nascido no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, quando ainda nem se cogitava favela -  e depois de século a Literatura Brasileira, o considera fenômeno.
     Machado, no entanto, é admirado tanto quanto William Shakespeare também com sua magnifica obra, mas sem qualquer mistério a ser descoberto.
Machado é Carioca da gema e como o Rio de Janeiro com seus mistérios nos encantam e nos levam a paixão pelas praias, montanhas e figuras históricas, das quais não direi nomes para não cometer injustiça, falo apenas dele, Machado de Assis, fenômeno literário da atualidade.
     Machado aplaca desavenças politicas quando os ânimos se acirram na Cinelândia e Lapa com sua boemia, na zona sul dos abastados, zona norte e oeste. Esta última na pobreza e abandono absolutos dos legados deixados pelos indígenas, pela Família Real Portuguesa, Negros escravos e Jesuíta. É uma zona esquecida pelos poderes públicos, estadual, municipal e/ou federal. Alegando sempre falta de recursos orçamentários para sua devida manutenção. Só Machado para nos alentar com sua literatura nos nos confins dos Teatros em momentos tão difíceis da vida carioca.
R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 28/05/2019
Reeditado em 28/05/2019
Código do texto: T6658858
Classificação de conteúdo: seguro