A Mesopotâmia os povos sumerianos e a ideia do conceito de um deus único como espírito.

Mesopotâmia região do Oriente Médio, entre os rios, Tigres e Eufrates.

A Mesopotâmia foi o berço das primeiras civilizações, aproximadamente a quatro mil anos antes de Cristo.

Sendo a primeira civilização mesopotâmica composta de tribos sumerianas, a cultura sumeriana impôs na região o desenvolvimento político, econômico e religioso.

Fundaram importantes cidades, com governos independentes, o que foi denominado de Cidade Estado.

As mais importantes cidades fundadas estão, Ur, Uruk, Eridu, Nippur, Lagash, Abad e Zabamam.

As cidades eram independentes e as vezes inimigas entre si, favorecendo sempre a dominação de outros povos, a herança bíblica do antigo testamento vem da cultura sumeriana.

A ideia de alma, céu, inferno, deus único como um espírito, conceitos desenvolvidos pelos sumerianos, herdados posteriormente, por semitas judeus.

Sem contar que outros fatos bíblicos, como o diluvio, antes foram relatos sumerianos, a própria ideia do homem criado por deus, elaborado do pó da terra, desse modo, consecutivamente.

Motivo pelo qual o antigo testamento, perde em boa parte a sua originalidade em referência a javé como deus.

Cada cidade sumeriana possuía o seu centro político, econômico e religioso, o governo em mãos do chefe religioso entendido de vigário de deus, cujo nome Patesi, com seus sacerdotes.

Deus como espírito nasceu da cultura sumeriana, transmigrado para o judaísmo, hoje influenciando o cristianismo e o islamismo.

Os povos sumerianos foram importante no mundo antigo devido suas grandes invenções, os formuladores do desenvolvimento da cognição escrita, por meio da escrita cuneiforme na utilização da argila em forma de cunha.

No inicio a escrita servia para registar o rico patrimônio dos povos sumerianos, posteriormente, ano 3.000 a. C, na produção de textos religiosos, literários e jurídicos.

Os sumerianos foram os inventores da roda, ano 3.000 a.C, utilizada em trenós, uma grande revolução tecnológica para o tempo.

Entretanto, dado a não unidade das cidades sumerianas, foram derrotadas no ano 2.250 pelos acádios.

Os atuais países Iraque e Kuwait, constituíram no passado os povos sumerianos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/09/2019
Reeditado em 05/09/2019
Código do texto: T6737714
Classificação de conteúdo: seguro