Doutor Francisco Mello - (669)96892292 - Advogado Criminalista, Rondonópolis, Mato Grosso, Centro Oeste, Brasil. Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Artigo: SALVE O TRADICIONALISMO – VIVA PAIXÃO CORTES

Em 27 de agosto de 2018, aos 91 anos, morreu em Porto Alegre, João Paixão Côrtes, o Pai do CTG, e símbolo maior do tradicionalismo gaúcho. Seria apropriado chamar João Paixão Côrtes de mascote dos gaúchos? Por uma ótica elogiável e positiva, sim.

Imagine um gaúcho tradicionalista, vestido ou pilchado a caráter, bem a preceito nos rigores dos costumes ministrados pelo CTG, tanto na indumentária quanto na linguagem. Então vai dar de cara com João Paixão Côrtes.

Sempre há quem discorde de tudo e de todos, inclusive dele.

Registro que o tradicionalismo ainda não é abraçado e defendido por todos os gaúchos. O Rio Grande do Sul é culturalmente diversificado. Explico: os costumes do pessoal da campanha, missões e fronteiras com Uruguai e Argentina, tais como bailes de corredor, gaita ponto, churrasco em fogo de chão, rodeios, carreiradas uso de boinas, tosquia, tafoneiros, esquiladores, posteiros, peões de estâncias etc, se diferenciam, por exemplo, da região litorânea.

Há menos uso de pilchas pelos gaúchos das grandes cidades, talvez pelo maior apego dos colonos, estancieiros, missioneiros etc, ao tradicionalismo.

Apesar disso, a importância dos Centros de Tradições Gaúchas, criados por João Paixão Côrtes é imensa no Rio Grande do Sul e fora dele. O gauchismo propriamente dito não existiria sem este homem notável que valorizou lendas, folclore, danças, literatura, culinária, músicas, ditados e crendices gauchescas.

Natural de Santana do Livramento, Côrtes se notabilizou de tal modo que foi imortalizado com o panteão do Laçador representando o gaúcho na capital Porto Alegre. Saiba que em todos os Continentes existem CTG, graças a este gênio em apreço.

A riqueza cultural de sua arte torna-se maior e mais nobre quando ele insere holisticidade e Antropologia no Movimento Nativista com a presença de imigrantes, índios, negros e brancos.

Merecidamente João Paixão Côrtes está para a cultura tradicionalista gaúcha, como Bento Gonçalves, Garibaldi ou Canabarro estão para o Movimento Farroupilha. Neste trote, achei apropriado reverenciar este valoroso gaúcho, ao perfazer-se um ano de sua morte, no rebojo das comemorações da Semana Farroupilha. Salve o 20 de setembro; viva Paixão Cortes.

Abracito companheirada.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Rondonópolis-MT, Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal; Historiador, Professor de carreira e amante do Tradicionalismo Gaúcho.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 10/09/2019
Código do texto: T6741438
Classificação de conteúdo: seguro