CHÁCARAS DA ANTIGA SANTO ANDRÉ...

CHÁCARAS DA ANTIGA SANTO ANDRÉ...

Qual família era proprietária da "Chácara Bom Repouso", localizada onde hoje está o prédio do Correios e o colégio "Dr. Américo Brasiliense"? (...) A área de 25.400m² (localizada entre a R. Delfim Moreira, Av. Portugal, Av. XV de Novembro e divisa com a Chácara Bastos) pertenceu a Luiz Suplicy, (...). A Chácara Bastos (hoje o Centro Cívico e a Vila Bastos) possuía área de mais de 82.000 m2 e pertenceu a José Cesário da Silva Bastos; localizava-se entre a divisa da Chácara Bom Repouso (de Luiz Suplicy), a Av. Portugal, Av. José Caballero e o córrego do Cemitério. José Cesário da Silva Bastos adquiriu a área de José Luiz Fláquer, em 1890. A partir de 1922, ocorreu o loteamento da Chácara Bastos, restando apenas a sua sede, denominada Vila Maroca. (...)

A Chácara Mimosa (hoje o Clube Primeiro de Maio) e o Sítio Tangará (hoje a Fundação Santo André e a Fac. de Medicina) pertenceram à família de Charles Murray.

A Chácara Beliche (onde hoje está o Parque Prefeito Celso Daniel) pertenceu a Abílio Soares (1900). Após a morte de Abílio Soares, a chácara foi adquirida por Luiz Monteiro de Carvalho e passou a se chamar “Chácara São Luis”. Na década de 40 foi vendida para a indústria GE, que ali implantou o clube dos funcionários. Passou a ser conhecida como Chácara GE. Em 1974 foi desapropriada e transformada em parque público, com a denominação "Parque Público Dom Pedro II". Depois novas denominações: Parque Municipal Duque de Caxias; Parque Regional Duque de Caxias - Centro de Exposições e Lazer. Atual: Parque Prefeito Celso Daniel.

(Fontes: Pref. S. André - Comdephaapasa; DIÁRIO, Google.

(*) Pesquisa / colaboração de Juares Sasso de Marcos Jardim – Sacy Pererê do Grande ABC / Repórte Web ABCD Rádio Livre - Santo André -/ São Paulo – SP. A reprodução total ou parcial é permitida, desde que citando o autor.

(The partial or complete reproduction of this text is permitted, provided the source is cited. Juares de Marcos Jardim)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 03/06/2020
Código do texto: T6966158
Classificação de conteúdo: seguro