Ensaio sobre a riqueza das nações, a ideologia do livre mercado: Adam Smith.

Adam Smith 1723-1790.

Grande economista escocês, fundador do liberalismo econômico, como fundamentação da Revolução Industrial.

Sua tese fundamental, tão somente o trabalho produz riqueza, deste modo, não existe riqueza sem trabalho, assim sendo, a fonte do desenvolvimento de uma nação é a classe operária, não a burguesia.

A burguesia é uma classe parasitária, tem papel de vampiro, vive do sangue alheio, as custas do trabalhador, formulação desenvolvida por Karl Marx a Smith.

Smith é autor de um famoso livro, Ensaio sobre a riqueza das nações, critica veementemente a política mercantilista fundamentada na intervenção do Estado na vida econômica.

Portanto, enquanto Smith defende o trabalho como fonte do desenvolvimento econômico, a sua tese é científica.

Todavia, Adam Smith entra no campo da ideologia, ou seja, da anti ciência ao defender que a economia deve ser dirigida pelo jogo livre da oferta e procura, as regras de mercado na defesa do liberalismo econômico.

Tanto no liberalismo econômico como no neoliberalismo, o mercado é controlado através do consumo, a produção é efetivada a partir da perspectiva de compra.

O livre mercado apenas uma fantasia dos liberoides, deste modo, existe o desenvolvimento das nações, entretanto, o povo é pobre.

Qual é nação mais rica do mundo em nossos dias, a China, a riqueza da China não foi produzida pelo liberalismo econômico, muito menos pelo neoliberalismo, entretanto, por uma economia de ideologia socialista.

Assim sendo, as teses liberais e neoliberais são falsas, todavia, o que é científico em Adam Smith, tão somente o trabalho como representação da verdadeira fonte de riqueza para as nações.

Tal proposição vale para todas ideologias, socialista, social liberal e neoliberal, no entanto, o que leva uma nação ser rica e o povo não ser pobre.

Com efeito, aplicação do modelo de desenvolvimento social liberal, produção da riqueza com a distribuição da renda.

A China como nação é socialista, o país mais rico mundo, o povo é pobre, Os Estados Unidos, neoliberal, a segunda economia do mundo, quase 50% do povo americano é pobre.

Os países sociais liberais, as nações são ricas e o povo não é pobre, o denominado capitalismo para todos, não apenas para burguesia, assim sendo, o livre mercado para os liberoides, na prática não tem o mínimo sentido científico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/09/2020
Reeditado em 19/09/2020
Código do texto: T7066137
Classificação de conteúdo: seguro