Explicação do livro Capital e Ideologia de Thomas Piketty.

Thomas Piketty, filósofo e economista francês, revolucionou o mundo com o seu magnífico livro, O capital do século XXI, trata-se de como solucionar a questão da pobreza.

A verdadeira democracia é econômica.

A pobreza é fruto de um determinado modelo político econômico, depende essencialmente da natureza política do Estado, não é possível solucionar a pobreza em um modelo econômico, sustentado no liberalismo econômico.

Portanto, do mesmo modo, no neoliberalismo, o capitalismo de direita fundamenta no liberalismo econômico, hoje neoliberalismo, as ideologias de ambos os modelos sustentam na concentração da renda e na produção da pobreza.

No neoliberalismo, a nação não desenvolve economicamente, o neoliberalismo produz tão somente riqueza para burguesia, o povo é extremamente pobre.

O neoliberalismo é uma ideologia política extremamente perversa para o desenvolvimento das civilizações.

Com efeito, a concentração da riqueza no mundo é produto de uma ideologia política, a defesa hoje do neoliberalismo, a igualdade só é possível no social liberalismo, desenvolvimento econômico, com a distribuição da renda.

Portanto, o capital precisa necessariamente de ser social, não tem outra perspectiva, a distribuição da renda é fundamental para sustentar o consumo, o referido é necessário para o desenvolvimento econômico.

Deste modo, o consumo é lei de mercado, sem consumo a sociedade é pobre, uma nação só cresce se distribuir a renda, contrariamente, trata-se da defesa do capitalismo da burguesia e não do crescimento da nação, entendida como povo.

Em seu livro Capital e ideologia, defende a tese que as pessoas precisam entender as ideologias econômicas, as quais sustentam determinadas formas de Estado.

O Estado é uma instituição de poder quando está em mãos da burguesia as leis são feitas para beneficiarem apenas o capital prejudicando o trabalho.

Com efeito, são quatro as ideologias econômicas, a ideologia socialista, ideologia do liberalismo econômico, ideologia do neoliberalismo por último, a ideologia do social liberalismo.

A superação da desigualdade econômica só será possível quando for implantado o Estado Social Liberal, as demais ideologias são prejudiciais ao desenvolvimento do processo civilizatório.

Deste modo, defende a exuberante obra, Capital e ideologia, todo pensamento de direita é contra o bem estar social, objetiva a defesa do capital especulativo, jamais a riqueza coletiva.

É fundamental portanto, que a sociedade seja politizada, não há transformação social em um país com gente ignorante culturalmente.

Portanto, é indispensável uma revolução cognitiva, se a sociedade em seu conjunto não for politizada corretamente, a desigualdade social não será eliminada.

Em síntese a pobreza é a priori uma questão cultural.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/05/2021
Reeditado em 15/05/2021
Código do texto: T7255372
Classificação de conteúdo: seguro